Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

City Tour pela surpreendente Ciudad del Este, no Paraguai

A cidade tem turismo cultural, de aventura e de contemplação, além das compras.

Foz do Iguaçu – A cidade vizinha no Paraguai é muito mais que o centro comercial. Quando se caminha algumas quadras para fora da muvuca de compras, a gente encontra um outro ‘mundo’. Tem igrejas lindas, lojas modernas, ruas organizadas, restaurantes com comidas típicas, praças e casas com jardins grandes e com arquitetura estilo colonial. O City Tour começa do Shopping Del Leste, que fica ao lado da aduana paraguaia, logo depois da Ponte da Amizade.

Eu e o jornalista, Jackson Lima fomos convidados pela empresária e presidente do Ciudad del Este y Región Convention & Visit Bureau, Elva Figueredo, para fazer o City Tour da Lleva Tour Operator.

O City Tour tem o objetivo de mostrar a cultura e costumes deste rico país, que oferece muitas histórias de lutas políticas, de colonização e renascimento empresarial e comercial, com a criação do regime de compras para o turismo, além de oferecer oportunidades de lazer, aventura e cultura.

O City Tour começa pela catedral de San Blas, construída em 1964, no formato de barco e no seu interior abriga San Blas (São Brás) o padroeiro de CDE. Ela foi construída com pedras irregulares que ficam a mostra, tem vitrais coloridos e escadas na parte frontal.

A segunda parada é na mesquita Alkhaulafa Al-Rashdeen, a maior do Paraguai. Embora estivesse fechada por causa do Ramadã, conseguimos fazer fotos e ver a magnitude do templo. Foi inaugurada em 2015 e possui duas torres de 35 metros. O templo custou um milhão de dólares e foi pago com aportes dos mais de 7.000 muçulmanos, maioria árabe-libaneses radicados em Ciudad del Este. Atualmente, mas de 20 mil vivem na região da Tríplice Fronteira Iguaçu.

Curiosidade – Movido por informações adquiridas em suas pesquisas, Jackson Lima quis conhecer uma mesquita que não está no radar dos turistas: a Maluma Baby. Localizada em Ciudad del Este, é um local religioso para os muçulmanos de origem de Bangladesh. Tem uma arquitetura muito bonita e dá destaque nas cores verde e dourado, com muitos vitrais coloridos. O ambiente é muito agradável, tranquilo e as pessoas são cordiais e calorosas. Até ganhamos um livro Corán, traduzido em espanhol. Significado de Maluma: Luz cheia de graça.

Gastronomia típica

O tour por Ciudad del Este é muito saboroso também. Fomos conhecer o La Mansa Paraguai. No local tem comidas típicas como o chipa, empanadas pajagua mascada e sopa paraguaia, além de bebidas com álcool produzidas no país. O La Mansa é um vinícola argentina, portanto o restaurante está lotado de vinhos e as anfitriãs oferecem uma experiência fabulosa com a apresentação e degustação do vinho escolhido pelo visitante.

Cataratas do Paraguai

O Salto Monday foi apelidado carinhosamente como Cataratas do Paraguai. O salto é formado por três quedas e lógico que o Jackson Lima identificou um coração na junção das rochas. “Mas sabe que tem mesmo”!

O atrativo turístico está localizado dentro do Parque Municipal Monday, com trilhas suspensas e em alguns trechos, a trilha é natural. Também tem tirolesa e alguns brinquedos radicais, restaurante e cabana para hospedagem.

Os saltos estão dentro de uma reserva natural de nove hectares localizado na cidade de Puerto Presidente Franco/Paraguai. Esse município faz divisa com Foz do Iguaçu pelo lado do Rio Paraná, onde a Itaipu Binacional está construindo a Ponte da Integração, para ligar o Paraguai ao Brasil

Significado de Monday

Para traduzir a palavra guarani, monday, vamos dividi-la em duas partes: ‘y’ significa água e ‘mondá’ significa roubar. Para entender melhor, precisamos contar a história.

Antigamente os moradores locais usavam o rio para transportar madeiras, mas sem embarcações. Eles soltavam as toras nas águas acima dos saltos e a correnteza levava para o destino desejado, ou pelo menos próximo.

Na cultura indígena, o rio roubava a madeira. Ou seja, levava a madeira correnteza abaixo. Desta forma surgiram os saltos Monda-Y.

Texto: Silvana Canal
Fotos: Jackson Lima / Silvana Canal

Conheça mais sobre turismo na fronteira no blog de Silvana Canal

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More