Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba amplia horário no Cohapar e anuncia outras melhorias na saúde

Dentro da comemoração de 251 anos de Guaratuba, aconteceu na quarta-feira (27), na Unidade Básica de Saúde do Cohapar, o lançamento de diversas melhorias para o atendimento de saúde da Atenção Básica no município. 

Foi lançado o Programa de Telecardiologia, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, contando com eletrocardiograma com laudo médico. A UBS do Cohapar será a 1ª a participar do programa, sendo o 3º ponto de telecardiologia em Guaratuba.

Os pacientes atendidos na UBS poderão fazer o exame na própria unidade, que por meio da internet será enviado a uma equipe de especialistas do Centro de Telessaúde do Hospital de Clínicas da UFMG, em Minas Gerais, tendo a liberação do resultado em 15 minutos para casos urgentes e no mesmo dia para casos eletivos. Este atendimento já ocorre desde dezembro de 2021 no Pronto Socorro e Hospital Municipal dando mais agilidade ao serviço. A intenção do município de Guaratuba é que o exame laudado no mesmo dia seja realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. 

Na mesma ocasião, foi assinada a ordem de serviço para a Reforma da UBS do Cohapar, com recurso destinado por emenda impositiva dos Vereadores para reforma das Unidades Básicas de Saúde. Neste ano serão reformadas as UBS do Piçarras, Figueira, Cohapar e Cubatão, além da aquisição de mobiliário e equipamentos. 

Na solenidade ainda foi realizada a assinatura da adesão ao Programa Saúde na Hora. O programa do Ministério da Saúde viabiliza a implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades Básicas de Saúde em todo o país, o objetivo é ampliar o acesso aos serviços de Atenção Primária com horários mais flexíveis, garantindo o atendimento mais próximo da casa dos pacientes e por consequência reduzir o volume de atendimentos de pacientes de baixo risco no Pronto Socorro. 

A UBS Cohapar será a primeira unidade a integrar o programa estendendo seu horário de funcionamento até as 19h.

O secretário municipal de Saúde, Gabriel Modesto, conduziu a solenidade. Vereadores prestigiaram o evento: a presidente Cátia do Doro, Ana Maria Correa, Maria do Neno, Fabiano da Caieiras, Felipe Puff, Itamar Junior, Juliano Petruquio e Paulo Araújo. 

O vice-prefeito Edison Camargo representando presencialmente o prefeito Roberto Justus, que participou online por conta do isolamento social por ter contraído covid-19. O presidente do Conselho Municipal da Saúde de Guaratuba, Luperci Vander Muller, e secretários municipais também compareceram.

Leia também