Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Bióloga da Nasa veio conhecer projetos do IFPR Paranaguá

Russanne D. Low, cientista chefe da Nasa Earth Science Education Consortium (Nesec), fez uma visita técnica ao IFPR – Campus Paranaguá entre os dias 21 a 23 de maio. Na oportunidade, os professores Leandro Angelo Pereira e Allan Krelling puderam apresentar alguns dos seus projetos relacionados sobre tecnologia, gestão ambiental e educação.

A visita se deve à participação desses professores e o apoio da Agência de Inovação do IFPR (Agif) no Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), coordenado pela UFPR, contando com o apoio de várias outras instituições de ensino superior, como a UTFPR e a Unila, além do apoio financeiro da Fundação Araucária.

Dra. Russanne pode conhecer mais detalhes dos Projetos Smart Harpia e Data Symbion que serviram como base para troca de informações com o aplicativo Mosquito Habitat, desenvolvido pela Nasa e coordenado por ela. 

Esse aplicativo, junto com outros três, todos relacionados à ciência cidadã e ao meio ambiente, são utilizados em 26 países, incluindo o Brasil por meio da Agência Espacial Brasileira, atual instituição oficial nesta parceria.

A partir dessa visita, espera-se que os resultados gerados pelos projetos desenvolvidos pelos professores Leandro e Allan possam ser integrados com outros protocolos que o Programa Globe da Nasa está desenvolvendo. 

Como um primeiro passo, os professores do IFPR Paranaguá terão acesso aos dados coletados pelos aplicativos desenvolvidos pela Nasa. E além disso, a bolsista do PICCE pelo IFPR, Mylla Freitas, foi convidada para participar de um treinamento on-line sobre o tema envolvendo jovens de vários países.  

Além desses resultados da visita técnica envolvendo os projetos, a Dra. Russanne fez algumas reuniões e palestras com os professores e estudantes do IFPR, envolvendo os cursos Técnico em Meio Ambiente, Tecnologia em Gestão Ambiental, o mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade e os estudantes de inglês do Centro de Línguas do Instituto Federal do Paraná – CELIF no Campus Paranaguá. 

Após esta visita, será criado um plano de trabalho para  um maior aprofundamento técnico e a possibilidade de retorno Russanne Low em setembro deste ano.

Informações e fotos do IFPR Paranaguá

Leia também