Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

5 livros infantis para desenvolver a consciência socioambiental

Com histórias divertidas os pequenos aprendem cedo a importância de cuidarem do nosso meio ambiente

Foto: Divulgação

Os livros infantis podem fazer a diferença na educação ambiental das crianças. Muitas obras infantis abordam temáticas ambientais de forma lúdica e atrativa, por isso, através destas obras é possível conectar os mais jovens com temas importantes de uma forma leve e divertida.

No entanto, para que a criança tenha acesso aos melhores títulos sobre esse tema tão importante, é necessária a realização de uma curadoria, por isso, participar de um clube do livro infantil pode ser determinante nesse processo.

Contar histórias estimula a criança a cuidar do meio ambiente

Ser membro de um clube do livro infantil vai ajudar a criança a despertar o gosto pela leitura. Por meio dele, ela terá contato com uma variedade de temas e gêneros literários, que vão ampliar sua visão de mundo. Com isso, a criança terá uma visão mais empática, compreendendo a importância de cuidar do nosso meio ambiente.

Por isso, o clube do livro infantil Clube Quindim separou cinco livros infantis que vão fazer a diferença para criar uma consciência ambiental nos nossos filhos.

Gente, bicho, planta: o mundo me encanta, de Ana Maria Machado e Mauricio Negro, editora Global

Ana Maria Machado conta alegoricamente como a natureza se formou, numa briga da terra com ar, e alerta para os desequilíbrios que o homem provoca. Traz também outras histórias de pessoas que lutam para entender e auxiliar a vida no mundo.

Boniteza silvestre, de Lalau e Laurabeatriz, editora Peirópolis

A maneira que o ser humano explora os recursos naturais e o tráfico de animais ameaçam a existência de algumas espécies. Neste livro, há 11 bicho-poemas sobre animais ameaçados pela ação humana. A partir da poesia e da aquarela, há o encantamento com os animais e uma maior consciência ambiental.

Estranhas criaturas, de Cristóbal León e Cristina Sitja Rubio, editora WMF Martins Fontes

O livro nos convida à reflexão, nua, crua e quase matemática: ao cortar uma árvore, um animal perde sua casa. Quantos animais perderam suas casas para que tivéssemos a nossa? Colocando na balança a nossa aparente superioridade frente aos animais, podemos nos perguntar se somos mesmo mais importantes e por quê. O diálogo entre homens e bichos só acontece quando os primeiros sentem na pele o que os animais viveram, levando à conscientização e à transformação.

A mancha, de Guilherme Gontijo Flores e Daniel Kondo, editora FTD

Com a beleza das coisas estranhas, sinistras, os versos e as imagens revelam o desastre ambiental sobre todas as coisas que se transformam em um triste lixo, depositado nas areias, nos seixos, aos pés de quem vai à praia. Há pessoas que se esforçam para conter a sujidade, num trabalho que parece em vão ou tardio, enquanto muitas outras fecham os olhos. A mancha insistentemente, inquebrável, avança muito mais rapidamente… Por quê?

Como mudar o mundo?, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, editora FTD

Os belos contos deste livro foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, propostos pela ONU, em 2000, e que ainda hoje continuam sendo desafios para toda a humanidade. Uma obra emocionante que nos ajuda a pensar em caminhos para a construção de um mundo mais empático e sustentável nas relações com a natureza e os seres.

Leia para seus filhos – Estimule a leitura e a consciência ambiental

Esperamos que tenha gostado da lista de livros infantis. Procure habituar seus filhos à leitura, pois é através dela que, desde cedo, seus filhos poderão ter acesso ao conhecimento e temas importantes como a consciência ambiental.