Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Guaratuba reprime destruição de restinga e de mata nativa

Dois homens foram flagrados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Guaratuba (Semma) cortando a vegetação de restinga na praia do Balneário Eliane. 

Segundo informações, eles pretendiam construir no local, que é uma área de preservação permanente (APP).

Os dois receberam multa no valor de R$ 5 mil cada. Também foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil e tiveram as ferramentas que usavam para danificar a restinga apreendidas.

A prefeitura informou que participaram da ação policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar, Secretaria Municipal da Segurança Pública e a Polícia Ambiental – Força Verde.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que antes de adquirir ou construir um imóvel consulte os órgãos competentes para evitar problemas ambientais. A região segue monitorada para evitar novas degradações. Denúncias podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp (41) 34728647.

Corte de vegetação nativa no bairro Mirim

No bairro Mirim, atendendo uma denúncia da Semma, a Polícia Ambiental foi verificar o corte de vegetação com motosserra. 

“No local, a equipe não ouviu som algum semelhante ao uso do equipamento em questão” e os policiais fizeram patrulhamento a pé na tentativa de localizar possíveis sinais de crimes ambientais. Após cerca de 30 minutos eles viram um homem que havia ocupado uma área e estava limpando um galinheiro improvisado.

“A equipe não constatou a motosserra sendo utilizada, porém havia sinais de de seu uso em essências nativas suprimidas”. Segundo a polícia, ele apresentou o equipamento voluntariamente e afirmou tê-lo usado para cortar galhos e troncos de árvores já caídas. 

No entanto, na área a equipe constatou que o homem estava cortando de forma recorrente a vegetação baixa e construiu alguns empreendimentos improvisados em uma área equivalente a 700 metros quadrados, impedindo assim a regeneração natural de vegetação nativa em área anteriormente desmatada. 

Administrativamente, ele foi multado em R$ 5 mil. Na esfera criminal o cidadão responderá Termo Circunstanciado de Infração Penal. A motosserra foi apreendida.

Leia também