Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Paranaguá autoriza licitação para estação ferroviária

Imagem de hoje
Imagem de hoje

O prefeito Edison Kersten assinou, nesta segunda-feira (20), a ordem que autoriza o processo licitatório para a recuperação do teto da Estação Ferroviária de Paranaguá. O processo nº 17288/15 autoriza o poder público a investir o valor máximo de R$ 504 mil na recuperação do telhado.

O recurso para esta etapa é próprio do município. O projeto de recuperação do telhado foi feito por uma empresa especializada contratada pela Administração.

A Estação Ferroviária em 1997
A Estação Ferroviária em 1997

A abertura dos envelopes de proposta será feita no dia 7 de agosto, às 9h. Após o trâmite legal, as obras devem começar em dois meses.

A revitalização do teto – que caiu no ano passado – é condição necessária para se efetuar o restauro do prédio em si. A Prefeitura contratou uma empresa especializada e entregou o projeto de restauro do prédio ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que analisa o projeto – trâmite de praxe para haver a restauração.

Na sexta-feira (24), após voltar de viagem oficial à Brasília, o prefeito Edison Kersten vai reunir-se com cidadãos e representantes de ONGs que tratam do patrimônio cultural para tratar da liberação do projeto de restauro.

Atualmente, a Prefeitura já dispõe de recursos na ordem de R$ 1,8 milhão, oriundos do Mtur (Ministério do Turismo) para fazer o restauro da Estação.

De acordo com o prefeito Edison, vale ressaltar que o objetivo é que a Estação seja um espaço de convivência, mas também volte a receber trens. “O projeto contempla até a bilheteria novamente. Nós vamos conversar com a Rumo ALL e a Serra Verde para que voltemos a receber os trens de passageiros, movimentando o turismo e agregando geração de emprego e renda ao parnanguara”, disse.

“Esperamos, neste momento, a decisão do Iphan para licitarmos a obra de restauro”, disse. “Aproveito para pedir, encarecidamente, que ONGs e cidadãos parnanguaras acompanhem esse processo e nos ajudem a pedir agilidade ao IPHAN, que compreensivelmente sabe da importância daquele patrimônio para nossa cidade”, disse.

DECISÃO JUDICIAL
A Prefeitura informa, ainda, que recorreu da decisão judicial que determinava o restauro da licitação em 90 dias – o prazo venceu em julho. A Prefeitura explicou, em juízo, que o prazo era insuficiente para seguir os trâmites necessários como elaboração de projeto técnico especializado em restauro, abertura de processo licitatório etc. Além disso, o processo deverá ser julgado pela Justiça Federal – a decisão proferida era de instância incompetente para a matéria.

A ESTAÇÃO
É o ponto inicial da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba. Obra iniciada no dia 05 de junho de 1880, na presença de imperador D. Pedro II e da Imperatriz do Brasil.

Foi inaugurada em 1885, pela Princesa Isabel. Reconhecidamente uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo. Em seu trajeto para vencer a Serra do Mar e chegar ao planalto serpenteia abismos e penhascos inimagináveis.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Leia também