Surfista salva duas crianças durante campeonato na Ilha do Mel

O surfista profissional Jorge Porvilho, de Matinhos, salvou duas crianças que estavam se afogando durante prova da Taça Paraná de Surf PRO/AM 2015, neste final de semana, na Ilha do Mel.
“Perdi minha bateria no roud 2 mais a melhor coisa que me aconteceu foi salvar 2 crianças que estavam se afogando ao lado do campeonato”, contou Porvilho. Ele narra: “Depois de ver elas afundarem consegui sair correndo igual louco e pegá-las percebi que a menina não estava respirando, botei ela na prancha enquanto o menino me grudou pelas costas. Pedi pra Deus que não a deixasse morrer e quando já bem perto da areia vi que ela estava bem e acordada. Graças a Deus, só por ele mesmo. Obrigado senhor.”
“O mar estava calmo, o problema foi que a maré estava cheia e com isso havia uma corrente muito forte no canto das pedras onde elas estavam brincando, o que levou as crianças para o fundo”, conta Jorge.
Essa não foi a primeira vez que o atleta profissional encarou uma situação dessas. Ele diz que com frequência isso acontece e bem por esse motivo se capacitou com o curso Salva Surf realizado periodicamente no litoral paranaense pela ONG Parceiros do Mar e Corpo de Bombeiros. “Com certeza ter feito o curso Salva Surf me preparou para lidar com a situação ali na hora. Eu estava bem calmo e consegui colocar a criança na prancha, exatamente como aprendi no curso”, conta.
A ONG Parceiros do Mar foi criada por Silvia Turra Grechinski em homenagem à irmã, Renata, que faleceu em fevereiro de 2012, após ficar enroscada em um artefato ilegal de pesca enquanto surfava na praia da Barra do Saí, em Guaratuba.
