Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Surfista salva duas crianças durante campeonato na Ilha do Mel

Jorge Porvilho
Jorge Porvilho

O surfista profissional Jorge Porvilho, de Matinhos, salvou duas crianças que estavam se afogando durante prova da Taça Paraná de Surf PRO/AM 2015, neste final de semana, na Ilha do Mel.

“Perdi minha bateria no roud 2 mais a melhor coisa que me aconteceu foi salvar 2 crianças que estavam se afogando ao lado do campeonato”, contou Porvilho. Ele narra: “Depois de ver elas afundarem consegui sair correndo igual louco e pegá-las percebi que a menina não estava respirando, botei ela na prancha enquanto o menino me grudou pelas costas. Pedi pra Deus que não a deixasse morrer e quando já bem perto da areia vi que ela estava bem e acordada. Graças a Deus, só por ele mesmo. Obrigado senhor.”

“O mar estava calmo, o problema foi que a maré estava cheia e com isso havia uma corrente muito forte no canto das pedras onde elas estavam brincando, o que levou as crianças para o fundo”, conta Jorge.

Essa não foi a primeira vez que o atleta profissional encarou uma situação dessas. Ele diz que com frequência isso acontece e bem por esse motivo se capacitou com o curso Salva Surf realizado periodicamente no litoral paranaense pela ONG Parceiros do Mar e Corpo de Bombeiros. “Com certeza ter feito o curso Salva Surf me preparou para lidar com a situação ali na hora. Eu estava bem calmo e consegui colocar a criança na prancha, exatamente como aprendi no curso”, conta.

A ONG Parceiros do Mar foi criada por Silvia Turra Grechinski em homenagem à irmã, Renata, que faleceu em fevereiro de 2012, após ficar enroscada em um artefato ilegal de pesca enquanto surfava na praia da Barra do Saí, em Guaratuba.

Local da prova, próximo ao acidente – Foto: Aspar
Local da prova, próximo ao acidente – Foto: Aspar

 

Leia também