Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Pensando a cidade

“Com quantas árvores se faz uma floresta? Com quantas casas uma cidade?” (José Ortega y Gasset).

Quem olha as árvores não vê a floresta. Quem olha as casas não vê a cidade. As árvores estão na floresta, assim como as casas estão na cidade. Floresta e cidade têm em comum, natureza invisível.

Ao caminhar pela floresta, na medida em que se avança, as árvores são substituídas por outras, a mata se decompõe em trechos visíveis a cada olhar. Ao caminhar por uma rua na cidade, as casas são substituídas por outras que surgem sucessivamente a cada novo olhar.

Floresta e cidade não são permanentes, mudam a cada olhar. Estão sempre adiante de onde se está e de onde se veio, ficam apenas as pegadas no caminho. É por isso que a floresta e a cidade têm uma aura de mistério. Uma somatória de possibilidades que se realizam ou não; as imediatas são pretextos para que as demais permaneçam ocultas, distantes.

As árvores não deixam ver a floresta assim como as casas não deixam ver a cidade. A afirmação tem significado profundo: a missão das árvores e das casas presentes ao olhar é tornar latentes todas as outras e quando se percebe que a paisagem visível esconde paisagens invisíveis é que se está, verdadeiramente, imerso na floresta ou na cidade. O estar oculto não é qualidade negativa, ao contrário, é positiva, pois ao derramar-se sobre alguma coisa a transforma, faz dela algo novo.

Há pessoas que não reconhecem a profundidade porque exigem que o profundo se manifeste como na superfície, visível ao olhar. Não aceitam outras formas de clareza e atentam unicamente para a peculiar transparência que existe na superfície. Não compreendem que é essencial o profundo ocultar-se para depois apresentar-se através dela, como se antes estivesse palpitando sob ela.

Cada coisa tem sua própria condição e não a que se quer exigir-lhe. Não é lícito apequenar o mundo com cegueiras individuais, diminuir a realidade ou suprimir imaginariamente parte dela. Isso acontece quando se quer que o profundo apresente-se como superficial. Certas coisas mostram de si apenas o necessário para advertir que estão ocultas. O profundo requer esforço mental para ser compreendido.

As coisas materiais, aquelas que podem ser vistas e tocadas, têm uma terceira dimensão que constitui a sua profundidade ou interioridade. Essa terceira dimensão não pode ser vista e nem tocada. Na superfície estão as alusões sobre o que poderiam conter no seu interior, mas que não podem tornar-se presentes da mesma forma que a face visível do objeto.

Há pessoas que exigem que as coisas sejam tão claras quanto uma laranja diante dos seus olhos. A laranja é um corpo esférico, com anverso e reverso, superfície e interior. Não é possível ver, ao mesmo tempo, o anverso e o reverso, nem a superfície e nem o interior. Com os olhos se vê parte da laranja, nunca a totalidade do fruto, cuja maior porção permanece oculta ao olhar.

Portanto, claro não é apenas aquilo que se vê. A mesma clareza se oferece na terceira dimensão de um corpo e, se não houvesse outro modo de ver e pensar além da visão imediata, as coisas, ou certas qualidades delas inexistiria para nós.

Essa clareza é necessária para olhar e pensar a cidade. É preciso abranger o anverso e o reverso, a superfície aparente e o interior oculto. Trazer para a superfície a realidade profunda, tornar visível aquilo que poderá vir a ser.

Itapoá (inverno), 2015

 

 

Leia também