Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeitura de Guaratuba vai até a casa da criança para vacinar contra a pólio

A Prefeitura de Guaratuba realizará uma ação de busca ativa de crianças com idade entre 1 e 5 anos para vacinação contra a poliomielite. 

A ação acontecerá no sábado (17), das 13h às 17h, em determinadas áreas de maior vulnerabilidade social e dificuldade de acesso: Mirim, Piçarras, Cohapar, Coroados, Nereidas e nas localidades rurais das regiões de Cubatão e Descoberto. 

Um levantamento da Secretaria Municipal da Saúde indicou a existência de crianças sem vacina nestes locais. A busca ativa da vacinação contra a poliomielite acontecerá pontualmente nas residências indicadas pelo levantamento.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até 30 de setembro por conta do baixo índice vacinal em todo o país, depois que foi constatado que apenas 35% das crianças da faixa etária haviam sido vacinadas. A meta é chegar em 95%. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994, mas existe a preocupação da volta da doença, que já reapareceu em alguns países como Estados Unidos e Israel, possivelmente devido ao negacionismo científico de determinados grupos.

A vacinação contra a doença em Guaratuba, mesmo com várias ações nos centros municipais de educação Infantil e escolas, chegou ao índice de 70%,o que é considerado baixo no município, mas é o dobro do índice nacional. 

Todas as crianças de 1 até 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar uma dose da vacina. 

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, que atinge principalmente crianças com menos de cinco anos e pode causar a paralisia infantil. O poliovírus é transmitido de pessoa para pessoa por via fecal-oral ou por água ou alimentos contaminados, e também de forma oral-oral, por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar. 

A vacina contra a pólio também está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Nas UBSs Cohapar, Piçarras, Figueira e Coroados o atendimento está sendo realizado em horário estendido, até as 19h.

Leia também