Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Garuva terá audiência pública sobre termelétrica

Localização da UTE - Imagem: Rima
Localização da UTE – Imagem: Rima

A Fatma (Fundação de Meio Ambiente de Santa Catarina), agendou para o dia 28 de setembro, em Garuva, a realização da audiência pública para apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da UTE Norte Catarinense, da Tractebel Energia.

Clique e acesse o Rima da UTE – ou acesse: http://www.fatma.sc.gov.br/ckfinder/userfiles/arquivos/Rimas/RIMA_UTE_FINAL_ABRIL_15.pdf

Trata-se de uma usina termelétrica de geração de energia elétrica que tem como combustível gás natural. Se for implantada, a Usina ficará em uma área distante 5 quilômetros do centro de Garuva, próxima do acesso ao Palmital. O investimento, da ordem de US$ 700 milhões, vai gerar novas oportunidades de emprego e renda, aumento na arrecadação de impostos, qualificação de mão de obra, especialmente técnica e investimentos socioambientais na comunidade.

O projeto da UTE Norte Catarinense encontra-se em fase de licenciamento ambiental e foi apresentado na Câmara Municipal de Garuva e na Associação Empresarial de Joinville no final de agosto. O Relatório de Impacto Ambiental está disponível para consulta pública nas bibliotecas de Garuva, Itapoá, Guaratuba, Joinville e São Francisco do Sul, além das secretarias de meio ambiente e/ou prefeituras dos municípios citados. Clique ao lado e copie o documento.

Com capacidade de 600 MW, a UTE Norte Catarinense poderá gerar energia elétrica equivalente ao consumo de energia de uma cidade com população de 1,8 milhão de pessoas. O empreendimento tem prazo de instalação previsto de 32 meses, ao longo dos quais irá criar até 800 postos de trabalho nas áreas da construção civil e eletromecânica. “A implantação da Usina Termelétrica Norte Catarinense está condicionada a diversos fatores, entre os quais a obtenção da Licença Prévia, a realização de um leilão de energia com preços competitivos, o ambiente macroeconômico e o sucesso da Tractebel Energia neste eventual leilão”, explica o diretor técnico da UTE Norte Catarinense, Guilherme Ferrari.

A Tractebel é a maior empresa privada de geração de energia do país, com mais de 80% de sua energia procedente de fontes renováveis. Com sede em Florianópolis, conta com um parque gerador composto por 28 Usinas em operação, o que corresponde à capacidade instalada de 8.765 MW, localizadas em 12 estados brasileiros, onde trabalham mais de mil funcionários.

No Brasil, as usinas termelétricas funcionam em regime de complementação da energia gerada pelas hidrelétricas.

SERVIÇO

O quê
Audiência Pública p/ apresentar o projeto da UTE Norte Catarinense e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)

Quando e onde
Dia 28 de setembro (segunda-feira), às 19h, na Mita Eventos – Rua Eugênio Avanci, 401 – Garuva.

Leia também