Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Estudante do CEM ganha prêmio nacional com pesquisa em Guaraqueçaba

Foto: Sandra Tavares / ICMBio
Foto: Sandra Tavares / ICMBio

Gabriela Silva de Paula, formanda do curso de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Paraná, ganhou prêmio nacional por trabalho sobre a pesca de caranguejo em Guaraqueçaba.

A monografia “Monitoramento participativo da pesca do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) na Estação Ecológica (Esec) de Guaraqueçaba” ficou em primeiro lugar no VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica, promovidos pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O trabalho teve orientação do pesquisador Luiz Francisco Ditzel Faraco, que atua na unidade de conservação. “Em minha monografia de conclusão de graduação, identifiquei usuários de áreas de pesca do caranguejo-uçá e a importância deles para o parque e Esec de Guaraqueçaba. O seminário foi muito proveitoso, pois possibilitou conhecer experiências de pesquisa em diversas unidades de conservação e trocar informações. Para quem tem dúvida entre seguir a profissão ou se dedicar ao meio acadêmico, temos nos profissionais do ICMBio a experiência viva de que dá para conciliar a carreira prática com a pesquisa”, disse Gabriela Silva, colocada em primeiro lugar.

Outros quatro estudantes de diferentes lugares do País foram premiados na tarde de quinta-feira (17) no auditório do ICMBio, em Brasília.

A sétima edição do seminário foi aberta na terça (15). Durante esses três dias, foram apresentados 84 resumos de pesquisa em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental, sendo 50 produzidos por servidores do ICMBio e 34 por alunos do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os premiados

O segundo lugar ficou com a aluna Karina Alacid Salles, pelo trabalho “Alelopatia em Lepidaploa aurea (Asteraceae) – Potencial para restauração ecológica”, sob orientação do pesquisador Alexandre Bonesso Sampaio, do Centro de Pesquisa e Conservação do Cerrado e Caatinga (Cecat), do ICMBio.

O estudante Paulo André de Andrade Santos foi o terceiro colocado com o trabalho “Bancos genéticos em paixes ameaçados de extinção: emprego de populações monossexuais femininas e quimerismo”. Ele foi orientado pelo pesquisador José Augusto Senhorini, do Centro de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta), do ICMBio.

A quarta colocação foi concedida a Gibran Anderson Oliveira da Silva, autor do trabalho “Ecologia alimentar e nutricional de Sapajus flavius como critério de escolha de áreas para reintrodução da espécie: contribuição da Estação Experimental de Camaratuba, Paraíba”, que teve orientação da pesquisadora Mônica Mafra Valença Montenegro, do Centro de Pesquisa e Conservação de Primatas (CPB), do ICMBio.

Débora Andrea Belloni Rosinger ficou em quinto lugar com o trabalho “Comunidade de aves do Parque Nacional de São Joaquim, Santa Catarina”. Durante a pesquisa ela foi orientada por Andrei Langeloh Roos, da Resex Marinha Pirajubaé (SC).

 

Com informações de Sandra Tavares / ICMBio
Edição: CorreiodoLitoral.com

 

Leia também