Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

CPI da Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná votará relatório na 2ª

José Carlos Ribeiro foi ouvido no dia 16 de setembro – Foto: Laura Ling /Alep
José Carlos Ribeiro foi ouvido no dia 16 de setembro – Foto: Laura Ling /Alep

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa (Alep) sobre a Ocupação Fundiária de Pontal do Paraná reúne-se na segunda-feira (19), para votar o relatório final.

A reunião da Comissão está marcada para as 10h, no Auditório Legislativo da Alep. O relator da comissão é o deputado Tião Medeiros (PTB).

O relatório já havia sido apresentado em reunião realizada no último dia 13 de outubro. No entanto, o deputado Rasca Rodrigues apresentou pedido de vista, adiando a votação. Caso seja aprovado pelos parlamentares membros da CPI, o relatório vai a Plenário para ser apreciado pelos demais parlamentares.

A CPI investiga denúncias de ilegalidades, fraudes e irregularidades que teriam prejudicado a população de Pontal. Segundo Tião Medeiros, em 1949, uma Lei Estadual autorizou a doação de áreas do estado para Paranaguá. E o município teria repassado essas áreas de cerca de 3 mil hectares, para a iniciativa privada com uma série de encargos. Obrigações que o estado teria imposto ao município como condição para a doação. A denúncia que chegou á assembleia é que esses encargos nunca foram pagos.

Entre as irregularidades estariam a demarcação das áreas e a falta de regularização das posses dos pescadores, entre outras questões.

O último depoimento à CPI aconteceu no dia 16 de setembro. Nesta data foi ouvido o empresário João Carlos Ribeiro, representante da Empresa Balneária Pontal do Sul Ltda e do Porto Pontal, suspeito de ter sido favorecido com as supostas irregularidades.

 

Leia também

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More