Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná tem 12 trechos de praia impróprios ao banho

Foto: Gustavo Aquino / Arquivo do Correio do Litoral

O primeiro boletim de balneabilidade desta temporada no Paraná foi anunciado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Água e Terra (IAT). A análise da qualidade da água indica pontos próprios e impróprios para banho e para a prática de esportes aquáticos em 66 locais monitorados do Litoral e em praias de água doce das Costas Oeste e Norte do Estado.

O boletim também indica 10 pontos de foz de rios e canais que desembocam no mar e deixam os trechos de praia permanentemente impróprios ao banho: eles ficam em Guaratuba (7), Matinhos (1) e Pontal do Paraná (2). De acordo com a análise realizada pelo órgão ambiental, o Litoral tem mais dois pontos impróprios: a Ponta da Pita, em Antonina, e o Porto de Cima, em Morretes.

Todas as praias de água doce da Costa Oeste estão próprias e a única praia monitorada no Norte, localizada no Terminal Turístico do rio Paranapanema, no município Primeiro de Maio, está imprópria para banho e prática de esportes.

PERIODICIDADE – Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do Instituto, em Curitiba.

Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos nove boletins, até o dia 17 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval. Segundo a bióloga do laboratório de microbiologia do IAT, Beatriz Ern da Silveira, a análise procura a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes de animais e humanos.

BANDEIRAS – “Os locais próprios são marcados com bandeira azul e os impróprios com bandeira vermelha. É importante que os banhistas se atendem a isso, porque indica onde existe contaminação da água. Esses locais podem ser danosos à saúde, com transmissão de bactérias, vírus, dermatite, diarreia, problemas respiratórios, entre outros”, disse.

COMO SABER – O serviço é ofertado há mais de 30 anos e realizado no período de maior fluxo de veranistas. A análise das amostras de água é feita no laboratório do órgão ambiental, de acordo com a Resolução Conama nº 274/2000, e os resultados são divulgados de forma semanal.

Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, basta acessar o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Confira os boletins da Costa Oeste e Norte e do Litoral.

Leia também