Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

PM orienta banhistas a não se aproximarem nos pousos de helicóptero na praia

Pouso para resgate na Praia Mansa de Caiobá, em janeiro de 2022, atraiu muitos curiosos

Nos últimos verões, o helicóptero da Polícia Militar auxiliou diversas vezes para o resgate de pessoas que estavam em situação de risco na água ou que precisavam de transporte imediato para o hospital. 

Nas ocorrências, foi necessário fazer o pouso da aeronave na areia da praia. Nesses casos, os banhistas tentam se aproximar para fazer fotos e vídeos do helicóptero, mas, muitas vezes, não percebem os riscos de acidentes que existem.

Neste ano, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas contará com dois helicópteros. Um será utilizado para operações policiais ostensivas e repressivas, e o outro foi equipado com todos os equipamentos necessários para o serviço aeromédico de transporte de pacientes, busca e salvamento, e resgate. 

O porta-voz do Batalhão, tenente Maikon Venâncio Correa, explica que as pessoas devem se afastar do helicóptero, procurando um local seguro até que a aeronave decole novamente. Os bombeiros e a PM orientam para que as pessoas peguem as crianças, animais de estimação e seus pertences e se afastem do local. 

A aeronave gera bastante vento e isso pode fazer com que alguns objetos sejam arremessados. Por isso, é muito importante que ninguém se aproxime dela até que todo o atendimento seja realizado e ela faça o transporte daqueles que precisam.

Além dessas orientações, em nenhuma hipótese, as pessoas devem se aproximar da parte traseira do helicóptero, onde também existe uma hélice.

Leia também