Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Ministra da Agricultura faz desmonte no antigo Ministério da Pesca

Foto: Incerto o destino das superintendências federais da Pesca, como a de Belém (PA), inaugurada em outubro
Foto: Incerto o destino das superintendências federais da Pesca, como a de Belém (PA), inaugurada em outubro

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Kátia Abreu começou uma operação desmonte no antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, que foi absorvido por sua pasta.

Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo”, a ministra determinou, nesta terça-feira 20, uma operação pente-fino na estrutura que recebeu. No dia 9, ela havia surpreendido o setor da pesca com a suspensão por 120 dias de 10 defesos nas regiões Norte e Nordeste. Além do impacto ambiental da medida (minimizado pelo Ministério do Meio Ambiente), a maior crítica foi pela suspensão do seguro-defeso para os pescadores artesanais.

O jornal “Estadão” também informa que Kátia Abreu cortou em 70% os cargos comissionados do antigo ministério. Ainda não foi divulgado o destino dos profissionais e da estrutura das superintendências federais da Pesca montadas nos estados.

A nova Secretaria da Pesca contará apenas com três diretorias. Os secretários do Ministério da Agricultura passaram a acumular funções:
André Nassar, secretário de Política Agrícola, foi nomeado nesta terça para a Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura.
Décio Coutinho, secretário de Defesa Agropecuária acumulará a Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura.
Tânia Mara Garib, da Integração e Mobilidade Social, também ocupará a secretaria de Planejamento e Ordenamento.
Caio Rocha, o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo, será também secretário de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura.

Outras mudanças:
Marisa Matteo, substituta do chefe de Gabinete, do Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Beatriz Nogueira de Abreu Schwarzstein, substituta do chefe de Assessoria, da Assessoria de Comunicação Social, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Ângela Pimenta Peres, substituta do chefe de Assessoria, da Assessoria de Acompanhamento das Superintendências, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Ricardo de Araújo Santa Ritta, substituta do chefe de Assessoria, da Assessoria Parlamentar e Federativa, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Efferson de Alcântara E Silva, substituto do coordenador-geral, da Coordenação-Geral de Prestação de Contas, da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, da Secretaria Executiva, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Pedro Alves Correa Neto, substituto do assessor Especial do Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Lizane Soares Ferreira, substituto do assessor, do Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Dispensas:
Lucas Soares Maia, do encargo de substituto do chefe de Assessoria, da Assessoria de Acompanhamento das Superintendências, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
José Augusto Negreiros Aragão, do encargo de substituto do secretário, da Secretaria de Monitoramento e Controle da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Cleberson Carneiro Zavaski, do encargo de substituto do secretário, da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Ana Silvia Costa Silvino, do encargo de substituto do secretário, da Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Sebastião Saldanha Neto, do encargo de substituto do secretário, da Secretaria de Infraestrutura e Fomento da Pesca e Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Alexandra de Oliveira Pontes, do encargo de substituto do chefe de Gabinete do Gabinete do Ministério da Pesca e Aquicultura.
Marcos Mesquita Mendes, do encargo de substituto do chefe de Assessoria, da Assessoria de Comunicação Social, do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Redação do CorreiodoLitoral.com com informações do Estadão, A Voz do Navegante e Ministério da Agricultura

 

Leia também