Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Polícia Civil informa que elucidou 5 dos 6 homicídios na operação Verão

Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) informa que solucionou 5 dos 6 homicídios ocorridos na primeira fase do Verão Maior Paraná. 

As mortes ocorreram em Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Pontal do Paraná e Porto Rico, este último na chamada Costa Noroeste. Não entra no balanço divulgado pela PCPR o município de Paranaguá, onde aconteceram 10 homicídios só neste mês de janeiro.

Segundo o levantamento, foram presas 269 pessoas entre 16 de dezembro e 20 de janeiro. No período, foram instaurados 347 inquéritos policiais de crimes diversos como roubo e tráfico de drogas, por exemplo e concluídos 67% dos inquéritos policiais. Entre as cidades que mais realizaram procedimentos estão Guaratuba e Matinhos.

“Este ano tivemos um número reduzido de homicídios, foram seis desde o começo do Verão Maior Paraná. Conseguimos elucidar cinco e as investigações do último estão bem encaminhadas”, explica o delegado operacional do Verão Maior Paraná pela PCPR, Rodrigo Brown.

Na temporada de verão, a PCPR reforçou o efetivo com 287 servidores, entre delegados, investigadores, papiloscopistas e escrivães, que atuam no Litoral e na Costa Noroeste para garantir maior segurança aos moradores e turistas. 

Além dos atendimentos de polícia judiciária, a PCPR está à disposição dos moradores e veranistas com serviços e orientações, como entrega de pulseiras de identificação, de material informativo e apresentação com cães policiais.

“A Polícia Civil participou de vários eventos orientando o pessoal. É muito trabalho para trazer segurança e conforto para todos os paranaenses”, concluiu o delegado.

SERVIÇOS – Durante a segunda fase da temporada, a PCPR continuará com os serviços da delegacia móvel. A unidade funciona em um ônibus, com instalações modernas e equipamentos de última geração e estará disponível aos finais de semana alternados, das 9h às 17h, na praia de Caiobá, em Matinhos, ou na Praia de Central de Guaratuba.

Os policiais civis estarão à disposição para orientações gerais sobre denúncias, atestados de antecedentes criminais, além de confeccionar boletins de ocorrências e informar ao cidadão sobre os trabalhos de polícia judiciária. O Grupamento de Operações Aéreas (GOA) também fornece apoio com dois helicópteros: um para o atendimento no Litoral e outro para a Costa Noroeste.  

PCPR NA COMUNIDADE – No Verão Maior Paraná, os veranistas e moradores também contam com eventos da PCPR na Comunidade. O projeto tem o objetivo de levar informações à população, promover atendimento humanizado, aproximar a Polícia Civil da população, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e concluir investigações.

Durante as ações, a Polícia Civil disponibiliza aos cidadãos serviços como confecção de Boletins de Ocorrência (B.O) e orientações sobre como fazer o registro, sobre como realizar denúncias e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. Nos locais também acontecem apresentações com grupos especializados da instituição.

Leia também
Comentários
Carregando...