Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Nem chuva, nem estrada, nem crise espantam turistas no litoral

Choveu durante todo o feriado, teve acidente na BR-376, a “Estrada de Garuva” continuou mau conservada, mas as praias do Paraná estiveram bem movimentadas.

Pesquisas ajudam a explicar o momento que passa o turismo no litoral e dá razão para cauteloso otimismo, “apesar da crise”.

De acordo com pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o endividamento das famílias paranaenses mostrou leve redução em outubro em comparação com setembro e também na comparação com outubro de 2014, na véspera da temporada de verão passada. Um dado impressionante é o percentual de paranaenses endividadados, bem acima do índice nacional.

Em outubro, 85,7% dos consumidores do Estado possuiam algum tipo de dívida. Em setembro, o índice era de 86,3% e de 87,5% em outubro de 2014. A média de endividamento nacional ficou em 62,1% neste mês.

O número de inadimplentes, aqueles que estão com contas atrasadas há mais de 90 dias, também aumentou no mês passado, mas é menor do que no ano anterior. A inadimplência passou de 45,8% no mês passado para 50,8%. Mas o índice já esteve pior em outubro de 2014, quando era de 54%.

A comparação necessária para os empresários que têm na temporada de verão o período mais lucrativo, mostra que do ano passado para cá o cenário desolador mostrado diariamente na mídia ainda não se confirma nas pesquisas.

Outros levantamentos reforçam o ambiente de estabilidade e até de possível melhora em comparação com o verão passado. Há dois meses seguidos, a pesquisa do Ministério do Turismo sobre a intenção de viagem do brasileiro mostra o maior índice de destinos nacionais dos últimos cinco anos. A alta do dólar também abre a perspectiva de aumento no número de turistas estrangeiros, sobretudo os vizinhos argentinos e paraguaios.

Estradas ruins e chuvas: praias animadas

A chegada dos visitantes a Guaratuba na noite sexta-feira (30) e manhã de sábado (31) foi marcada pelos sustos e prejuízos dos motoristas que optaram para “Estrada de Garuva” (SC-417/PR-412). O trecho catarinense continua mau conservado apesar das reiteradas promessas do governo estadual de realizar uma operação tapa-buracos. Na sexta, uma viajante filmou sete veículos parados no acostamento para troca de pneus em aproximadamente um quilômetro – seis indo para Guaratuba, um saindo.

No clarear do dia de sábado, a única melhora foi na visibilidade e acidentes puderam ser evitados desviando os buracos. Na perigosa BR-376, um acidente entre dois caminhões causou interdição parcial da rodovia na manhã de sábado.

Enquanto muitos ainda chegavam, quem foi para a praia cedo pode aproveitar o único momento de sol (entre nuvens) do feriado. Mas a praia continuou movimentada em meio à chuva que caiu durante a tarde e praticamente não parou até esta manhã de segunda-feira (2).

No domingo, a chuva aumentou de intensidade, mas o torneio Brasil Open de Futebol Guaratuba ainda atraiu grande público. Chuva e vento frio também não assustaram quem veio disposto a tomar banho de mar. Os banhistas só não apareceram na manhã de segunda, com mais de 60mm de precipitação acumulada no centro de Guaratuba em 24 horas – um terço do índice esperado para o mês todo. Medido às 10h45 na estação pluviométrica do Simepar no Corpo de Bombeiros. (N.R.: Às 15h45, o índice havia subido para 73,4mm na mesma estação e havia alcançado 64,6mm na estação na Prefeitura de Matinhos)

Leia também