Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Prefeituras terão mais encargos, mas ganham autonomia na saúde para a temporada

Reunião na Prefeitura de Paranaguá – foto: Comunicação Social de Paranaguá
Reunião na Prefeitura de Paranaguá – foto: Comunicação Social de Paranaguá

Os prefeitos do Litoral terão que usar a criatividade na próxima temporada de verão para compensar a diminuição de recursos. Em compensação, terão maior autonomia no atendimento de saúde.

Na divisão de tarefas para a temporada 2015-2016, as prefeituras terão novas responsabilidades, mas Guaratuba está preparada, garantiu nesta quarta-feira (18) a prefeita Evani Justus em seu programa na Rádio Litorânea. A “Tribuna da Prefeita”, que é apresentado nas terças teve de ser transferido em virtude dos compromissos de Evani em Curitiba e em Paranaguá.

Nos encontros com o governo e com os demais prefeitos do Litoral, a prefeita de Guaratuba, trouxe um quadro geral do respaldo que terá do Estado e das obrigações que terá de assumir na temporada. Entre os encargos adicionais, está o serviço de limpeza e varição de ruas, que terá menos recursos do governo.

Na saúde, a boa notícia é que o governo atendeu reivindicação dos prefeitos de descentralizar o planejamento. Em vez de mandar reforço de equipes médicas e de enfermagem que muitas vezes foram insuficientes, o governo vai destinar recursos para que as prefeituras invistam de acordo com a realidade de cada município em virtude do aumento temporário da demanda.

Praia acessível

Outra boa notícia é o apoio do Estado no projeto Praia Acessível implantado por Guaratuba para possibilitar que cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção possam usufruir do banho de mar. O governo vai ceder mais cadeiras especiais e vai colocar equipes para reforçar o atendimento. A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, elogiou a iniciativa de Guaratuba e pretende estender a Praia Acessível também para Matinhos e Pontal do Paraná.

Orla

Entre as obras de infraestrutura, a prefeita anunciou que o governo estadual garantiu os pagamentos da revitalização da orla. A obra já foi retomada começando pelos reparos no claçamento e em breve começa a pavimentação de algumas ruas que desembocam na avenida Atlântica. Outra obra esperada para ser inaugurada no verão, o Terminal Turístico Pesqueiro, ainda não tem a retomada dos pagamentos garantidos pelo governo federal. Nesta semana, a prefeita determinou que a administração entre em contato com a empresa responsável para que ela deixe o canteiro da obra em melhores condições até que os serviços sejam retomados.

Uma boa notícia do governo federal é que Guaratuba foi um dos mil municípios brasileiros escolhidos para receber uma nova e moderna Unidade Móvel (ambulância) para Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A entrega será feita pela presidente Dilma Roussef em Brasília, entre os dias 24 e 27 deste mês. A prefeita salientou, que a ambulância vai ficar permanentemente em Guaratuba, não só na temporada.

Posto de Saúde do Piçarras

Também entre as boas novas para este final de ano que serão permanentes, a prefeita anunciou que a obra da Unidade de Saúde do bairro Piçarras já está pronta, só faltando concluir a calçada em frente. O Posto de Saúde recebeu verbas de emenda do deputado Nelson Justus e será totalmente equipada.

Regularização e SIM

Outras notícias excelentes com impacto duradouro é a conclusão em breve do programa de regularização fundiária para dezenas de propriedades familiares da área rural e a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) que já está recebendo o cadastro das empresas. Os interessados podem procurar a Vigilância Sanitária, no bairro Piçarras, ou a Secretaria da Pesca e Agricultura, no Centro.

No programa de rádio, a prefeita também anunciou a conclusão em breve da sede nova do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes no bairro Piçarras. Por fim, agradeceu as críticas construtivas dos vereadores em informou que os calendários de eventos do Esporte e do Turismo para o verão serão encaminhados à Câmara.

 

Leia também