Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Conexão wi-fi pública e gratuita

assessoria-de-imprensa2

Nos últimos anos, muitos serviços que antes deveriam ser feitos apenas de forma presencial migraram para a internet, como a venda de produtos, transações bancárias, contratos de trabalho e tantos outros.
A facilidade aumentou ainda mais quando a internet foi disponibilizada para celulares e eletrônicos. Essas inovações se mostraram tão proveitosas que o atendimento se tornou mais prático e as operações também ganharam melhorias, algumas delas ficaram até mais ágeis. Ainda assim, mesmo com essa possibilidade, a internet móvel, por exemplo, não garante sempre o acesso de forma rápida e segura, a conexão é, na maioria das vezes, limitada e instável. Nesses casos, o maior e melhor amigo é o wi-fi.

A conexão wi-fi, além de mais estável, está disponível também em diversos lugares públicos. Muitos bares e restaurantes oferecem o sinal gratuitamente a seus clientes. Algumas cidades, como Curitiba, possuem espaços de acesso espalhados em lugares estratégicos, ao todo são mais de 10 pontos distribuídos em locais de grande circulação (confira abaixo quais são) e 80 em escolas municipais. Na capital, o usuário deve se conectar a rede nomeada de wifi_curitiba e fazer um cadastro rápido no site Passaporte Curitiba, gravando um login e uma senha.

Curitiba é um exemplo que deve ser seguido cada vez mais pelas cidades brasileiras. Hoje, apenas 14, 3% oferecem esse serviço. Empresas como a Claro e a NET também oferecem pontos de Wifi livre por várias cidades – outras propostas de empresas ainda cobram o acesso – no entanto, a tendência é que esse cenário seja alterado nos próximos anos.

Para descobrir se sua cidade possui pontos de wi-fi públicos e gratuitos, alguns aplicativos e sites oferecem estas informações, como o Mandic Magic, o Wi-Fi Finder, Brasil Free Wi-Fi e o Mapa Wi-Fi. Entretanto, antes de se conectar, algumas precauções devem ser tomadas. Redes wi-fi não são totalmente seguras, portanto evite realizar operações bancárias, compras online e quaisquer outras operações que exijam senhas, dados de cartões, etc. Quando visitar sites, verifique se o código https:// aparece no início do link, isso quer dizer que os comandos serão criptografados. Se seu celular possuir uma capa protetora personalizada e o sinal wi-fi estiver fraco, tente retirar o acessório; alguns materiais presentes na composição podem afetar a recepção do sinal eletromagnético.

Alguns dos pontos de acesso wi-fi em Curitiba:
Parque Barigui
Praça da Espanha
Largo da Ordem
Mercado Municipal
Jardim Botânico
Rua da Cidadania Matriz
Rua da Cidadania Santa Felicidade
Rua da Cidadania Portão/Fazendinha
Rua da Cidadania Pinheirinho
Rua da Cidadania Boqueirão
Rua da Cidadania Boa Vista

Fonte: http://www.combomultinet.com/pr-net-curitiba/ Fernando Rodrigues

 

Leia também