Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Pescadores se salvam de naufrágio usando freezer como bote

Dois pescadores de Santa Catarina naufragaram e foram resgatados na costa de Guaratuba na  manhã desta quarta-feira (9).

Charles dos Santos, de 43 anos, e Leonel da Costa, 53, vinham de Piçarras e, de acordo com o comandante de Subgrupamento dos Bombeiros de Guaratuba, capitão Fabrício Frazatto, iam para Cananéia, em São Paulo. O naufrágio teria acontecido por volta das 9h de terça e na noite os Bombeiros de Guaratuba foram informados que os náufragos estariam a cerca de duas milhas náuticas (3,7 Km) da costa de Guaratuba

As buscas mobilizaram quatro embarcações e um helicóptero dos Bombeiros de Guaratuba, um helicóptero dos Bombeiros de Santa Catarina e embarcações da Marinha. O trabalho esteve concentrado nas proximidades da ilha Itacolomi.

Os náufragos foram resgatados por outros pescadores e depois levados para uma embarcação da Marinha.

Os pescadores foram localizados a cerca de 10 quilômetros da costa e em seguida passaram a ser atendidos pela equipe da Capitania dos Portos da Marinha, a bordo da lancha Albacora. A embarcação “Dom Diego”, onde estavam os pescadores, afundou e não houve derramamento de combustível na água. Um inquérito será aberto pela Marinha para apurar as causas do naufrágio.

Após o salvamento, ambos foram conduzidos até a sede da Capitania, em Paranaguá, onde passaram por avaliação médica.

Resgate
Para tentar se salvar do naufrágio, o pescador Charles dos Santos contou que utilizaram um freezer que estava na embarcação como um bote improvisado. A existência de coletes salva-vidas foi essencial. “Se nós estivéssemos sem coletes estaríamos mortos. Tenho 30 anos como pescador e nunca havia passado por uma situação dessa. Quando vi a lancha da Marinha chegando agradeci a Deus pela minha vida e a do meu amigo”, declarou.

Para Charles, o salvamento teve um valor ainda maior. Nesta quarta-feira (9) ele comemora seu aniversário. Ao chegarem na Capitania, os militares o recepcionaram com um bolo. “Hoje comemoro meu nascimento. Ano que vem completarei um ano de vida”, disse o pescador.

Com informações do Corpo de Bombeiros de Guaratuba / Grupo Guaratuba Notícias / Patrick Gouveia / Capitania dos Portos do Paraná
Fotos: Comunicação Social/CPPR

Leia também