Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Litoral preparado para atender vítimas de águas-vivas e outros animais

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde Guaratuba e outros profissionais participaram nesta quarta-feira (16) de um curso para atendimento a vítimas de acidentes com animais peçonhentos, como águas-vivas, serpentes, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas, entre outros. O curso aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 70 pessoas foram capacitadas. O médico veterinário Hermínio Molinari, da Vigilância Sanitária do Município, ressalta que o treinamento personalizado ajuda os profissionais no desempenho de suas funções do dia a dia. “Recebemos com frequência casos de acidentes com jararacas e aranhas armadeiras. Temos ainda uma peculiaridade, que são os acidentes com animais marinhos, que acontecem durante o ano todo”, conta.

Neste mês de dezembro os cursos foram promovidos também nos municípios de Pontal do Paraná, Matinhos e Antonina com um total de 200 técnicos capacitados.

O objetivo é preparar a retaguarda de atendimento disponível na região e garantir mais qualidade à assistência ofertada aos pacientes nos hospitais e unidades básicas de saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e técnicos de vigilância em saúde participaram dos eventos.

As temperaturas mais quentes e o grande fluxo de pessoas em locais que são os habitats naturais desses animais favorecem o crescimento no número de acidentes. No Litoral do Estado o risco é ainda maior devido à grande faixa de mata nativa.

O médico da 1ª Regional de Saúde Ramon Ceschin explica que a fauna existente na região é bastante diversificada, o que reforça a necessidade dos profissionais conhecerem as características de cada animal. “Focamos nos animais peçonhentos mais frequentes aqui no Litoral. Apresentamos os principais sinais e sintomas dos acidentes com cada espécie, indicando ao profissional a melhor forma de tratamento para o caso”, destacou.

Em acidentes com serpentes, por exemplo, o atendimento deve ser imediato. Já em acidentes com águas-vivas, mais comuns durante a temporada de verão, os cuidados são mais paliativos, com a aplicação de vinagre no local da lesão para aliviar a ardência e acompanhamento do estado clínico do paciente.

A equipe da 1ª Regional de Saúde de Paranaguá está preparada para dar suporte técnico aos municípios. Além disso, os profissionais das unidades de saúde e hospitais têm à disposição um serviço de teleconsultoria 24 horas, através do telefone 0800410148. O Centro de Controle de Envenenamento (CCE) conta com médicos e especialistas de plantão para tirar dúvidas dos profissionais quanto à conduta a ser adotada em caso de acidentes.

Manipulação de alimentos para ambulantes – Nesta quinta-feira (17), também no Plenário da Câmara, a equipe da Vigilância Sanitária de Guaratuba, prestou orientação sobre manipulação de alimentos. O curso foi dirigido aos vendedores ambulantes que vão trabalhar nesta temporada de verão.

Fonte e foto: Sesa

Leia também