Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Praias do Paraná têm índice zero de dengue

Apesar da proximidade e das condições climáticas e ambientais semelhantes a Paranaguá, as praias do Paraná apresentam risco baixíssimo de contaminação de dengue e, consequentemente, do zika vírus e chikungunya.

Estatisticamente, o número de casos e de infestação do mosquito é zero. A mesma situação acontece nas demais cidades da região.

Guaratuba, por exemplo, que tem as condições climáticas de umidade e temperatura que merecem atenção permanente das autoridades sanitárias, não teve nenhum caso autóctone (contraído no município) confirmado, de acordo com a enfermeira Vânia Azambuja Borges, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Em julho, foi confirmado o caso de uma moradora da cidade que havia chegado de uma viagem de Guaíra, na região Oeste do Paraná. Ela foi atendida na cidade e, devido aos sintomas, foi encaminhada para o Hospital Regional, em Paranaguá, onde os exames confirmaram a doença. Apesar do histórico confirmado de viagem, equipes da prefeitura fizeram uma varredura no raio de 1 quilômetro da casa da paciente em busca de focos do mosquito e não encontraram nenhum.

A Secretaria Municipal de Saúde já fez 29 exames em pessoas que apresentaram algum tipo de sintoma semelhante à dengue. Os exames rápidos são feitos diretamente nas unidades de saúde. Passada uma semana, é feita nova coleta para um exame em Guaratuba e outra para um exame que é no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba,para cumprir o protocolo exigido pelo Ministério da Saúde. Toda semana, surge uma nova suspeita e é feita uma notificação. Na manhã desta segunda-feira (21), faltvam o resultado do exame do Lacen de quatro pessoas, todas elas dadas como negatuvas (sem a doença)

Guaratuba tem 14 agentes de endemias percorrendo os bairros. Já foram feitas aproximadamente 22.000 visitas. Foram constatados focos do mosquito transmissor em quatro imóveis, todos entre os bairros Canela e Cohapar.

Com a chegada da temporada e de visitantes de diversas cidades do Paraná e de outros estados, a Prefeitura informa que vai intensificar a vigilância epidemiológica.

Atenção permanente

As autoridades sanitárias das cidades balneárias de Guaratuba, Matinhos e Pontal e também de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba estão seguindo todos os procedimentos indicados para evitar a doença e combater os focos do mosquito transmissor. O trabalho é acompanhado pela 1º Regional da Secretaria de Estado da Saúde.

O resultado pode ser visto nas estatísticas do Estado sobre incidência de casos e de infestação do mosquito. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no Paraná, dos 399 municípios, 299 são considerados infestados pelo Aedes aegypti, pois apresentam índices de infestação superiores a 4%. Ou seja, de cada 100 imóveis prediais, 4 apresentam focos do mosquito. No Litoral, apenas Paranaguá. Nos demais, o índice é zero.

Seis municípios ainda fora de perigo

O boletim da dengue divulgado pela Sesa no último dia 16 confirma a situação positiva, apesar de os seus números não conferirem com as informações das prefeituras – estão bem abaixo, sobretudo em Paranaguá. Segundo este boletim, Antonina tem dois casos importados (contraídos fora do município). Guaratuba, Matinhos, Pontal, Morretes e Guaraqueçaba, nenhum.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá sobre os exames feitos na cidade dão um quadro um pouco diferente, mas também tranquilizador. O boletim divulgado no dia 15, relata o caso de um morador de Antonina que contraiu a doença em Paranaguá. Também há cinco casos de moradores de outras cidades que tiveram a doença confirmada em Paranaguá: 1 de Guaratuba (comentado acima), 1 de Matinhos, 1 de Brasília, 1 de Sertãozinho (SP) e 1 de Osório (RS).

Paranaguá perto de uma epidemia

Ao contrário das demais seis cidades do Litoral, o quadro em Paranaguá é cada vez mais preocupante. O último relatório oficial (do dia 15) mostra que o município tinha 369 casos de dengue confirmados de moradores, com um aumento de 117 casos constatados em uma semana. Destes casos, dois foram contraídos em outras cidades: 1 com histórico de viagem para Joinville e 1 de viagem para Foz do Iguaçu.

Por estes números, a incidência é de 245 casos para cada 100 mil habitantes (Paranaguá tem população estimada pelo IBGE em 150.660 pessoas). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) epidemia é quando a doença atinge mais de 300 habitantes para cada 100 mil. Autoridades sanitárias também consideram epidemia, quando a infestação de mosquito ultrapassa 5% dos imóveis prediais.

na tarde desta sexta-feira, circulou na imprensa a informação de os número de casos em Paranaguá ja havia chegado a 463. O CorreiodoLitoral não conseguiu confirmar os números.

 

Leia também