Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Caminhões da Copa auxiliam combate ao tráfico no réveillon

Durante a virada do ano, dois caminhões da Copa foram instalados em Guaratuba para localizar focos de tumulto, vandalismo, cometimento de qualquer tipo de crime ou delito e fazer a contagem de pessoas e monitorar os festejos.

Os veículos, denominados Centros de Comando e Controle Móveis (Plataformas Elevadas de Observação – POE) – legado da Copa do Mundo – foram instalados em Guaratuba (um no morro do Cristo e outro na Praia Central). Logo na primeira hora de 2016, o sistema de câmeras apontou uma situação de uso e tráfico de drogas no meio da multidão, próximo ao trio elétrico da Praia Central.

Os policiais militares onitoravam as telas e observaram um grupo de pessoas em atitude suspeita. “Pouco tempo depois as câmeras do POE mostraram sua eficiência, auxiliando a PM a identificar um deles que mantinha gestos frequentes de uma pessoa traficante. Bastou mais alguns minutos de observação para que houvesse o flagrante de tráfico, sendo orientadas as equipes policiais sobre a identificação e localização do suspeito na areia da praia, onde ocorreu a prisão. Com ele foram encaminhados mais dois”, relata o subcomandante do “Verão Paraná 2015/2016” pela Polícia Militar, capitão César Kamakawa.

As ações de monitoramento iniciaram-se às 22h e seguiram até às 5h.

Com tecnologia avançada, os veículos que também foram usados durante a Copa do Mundo em Curitiba (PR) e nos festejos do Carnaval 2015, são equipados com câmeras de tecnologia infravermelha, que permitem visão noturna; televisores; telefones, roteadores de uma rede sem fio (wi-fi), todos adaptados com sistemas de comunicação, além de videomonitoramento, capaz de captar uma imagem fiel e em tempo real, geoprocessamento, atendimento e despacho, inteligência policial e gestão de eventos.

Os equipamentos também serão utilizados durante o Carnaval.

Com informações de Marcia Santos / PMPR – fotos: PMPR

Leia também