Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guarda-vidas sai carregado depois de salvar duas pessoas, mas já esta bem

Foto encaminhada ao CorreiodoLitoral pelo Facebook
Foto encaminhada ao CorreiodoLitoral pelo Facebook
Soldado Jeferson após ser liberado – Foto: PMPR
Soldado Jeferson após ser liberado – Foto: PMPR

O bombeiro militar que engoliu água do mar ao salvar duas pessoas entre os balneários de Ipanema e Leblon (Pontal do Paraná), por volta das 16h desta segunda-feira (4), passa bem. Nas redes sociais foi divulgado que ele havia morrido.

O soldado Jeferson Pereira dos Santos foi atendido e liberado do Pronto Socorro de Praia de Leste. Ele passou por processo de exaustão e indisposição após salvar dois adolescentes.

“Todo guarda-vidas está sujeito a passar por uma situação como esta, pois o mar, muitas vezes está agitado e as vítimas se debatem, se desesperam, e acabam dificultando o resgate. Neste caso, por exemplo, num ato heroico, mesmo com as intempéries do mar e movimentação das vítimas, o bombeiro conseguiu, junto com a equipe socorrer as vítimas, mas acabou engolindo uma quantidade de água salgada, pelas vias normais, o que provocou uma mal estar aliado à exaustão”, explica o capitão Leonardo Mendes dos Santos, comandante do Subarea I –Pontal do Paraná, pertencente ao 8º Grupamento de Bombeiros.

O comando da Polícia Militar ressalta que o bombeiro não passou por um processo de afogamento. “Ele engoliu água após o desgaste físico provocado pela exaustão do salvamento, mas passa bem”, destaca o capitão. “Estas situações até são corriqueiras”, acrescenta. Os adolescentes salvos são uma menina de 11 anos e um rapaz de 14, que também estão bem. “Inicialmente, na areia, foi feita a lateralização do bombeiro, o que é de praxe em casos de afogamentos, mas já confirmamos que não se tratava de um, ele apenas estava exausto e com desgaste físico”, afirma o capitão.

Mesmo assim a equipe decidiu encaminhar o bombeiro ao pronto-socorro para observação, no entanto ele foi liberado em seguida. “Estes procedimentos são protocolares, mas não houve grau de afogamento”, lembra Leonardo.

 

Leia também