Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Paranaguá adia Carnaval por causa de epidemia de dengue

Os desfiles das escolas de samba no Carnaval de 2016 e o Banho de Mar à Fantasia de Paranaguá foram adiados. A decisão foi uma proposta do prefeito Edison Kersten, que sugeriu que os festejos possam ser feitos em data próxima ao aniversário da cidade, que é no dia 29 de julho.

A decisão foi tomada em conjunto com o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Gutierres Júnior, o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá (Aesp), Dicésar Mariano, o organizador do Banho à Fantasia, Haleor Sérgio Alves Moura, bem como presidentes de todas as agremiações do Carnaval do município. O prefeito Edison esclarece que medida visa respeitar famílias das vítimas fatais da doença, bem como atende anseio da comunidade, que não está em clima para a festividade. A reunião contou com a presença do vereador Arnaldo Maranhão, que propôs na última semana em ofício a possibilidade de debater uma possível suspensão do Carnaval.

“Oficializamos e comunicamos o adiamento do Carnaval. Não é por falta de recursos e nem por possível questão epidemiológica. A medida visa atender o anseio da população, que está em clima de apreensão social e de comoção com a epidemia da dengue. A suspensão das festividades é respeitosa com os familiares das vítimas fatais da dengue, bem como com todos os cidadãos e familiares que foram afetados pela doença”, ressalta o prefeito Edison Kersten.

“O período de julho seria adequado para o Carnaval, visto que será inverno, período mais frio, quando o mosquito tem dificuldade para se proliferar, havendo a redução de casos da dengue, trazendo um clima mais positivo entre toda a população”, afirma o prefeito Edison Kersten. Além do clima mais frio, as ações da Prefeitura com contratação de médicos e profissionais, trabalho efetivo de prevenção, instalação do Hospital de Campanha e mega operação de limpeza em andamento, contribuirão para que a doença seja controlada. “Além disso, a população deve nos ajudar incessantemente para a eliminação de criadouros do mosquito. Essa é uma luta de toda a sociedade”, completa

O prefeito Edison Kersten afirma que as escolas de samba também irão colaborar na conscientização da população com relação à dengue, visto que os presidentes das agremiações se comprometeram a lutar junto com a Prefeitura nos seus respectivos bairros, distribuindo panfletos e orientando os moradores. “Peço também para todos os cidadãos e imprensa que não sejamos displicentes, não podemos expor a cidade de uma maneira negativa, algo que prejudicaria o turismo nesse período de verão”, afirma.
Fumtur e escolas de samba aprovam decisão

O presidente da Fumtur, Rafael Gutierres Júnior, aprovou a decisão do prefeito Edison e elogiou a postura das escolas de samba que apoiaram o adiamento, demonstrando comprometimento com a saúde pública e com toda a população. “A Fumtur e as escolas de samba lutarão junto com a Prefeitura e a sociedade para controlar a dengue. Iremos atuar nas comunidades com um trabalho de conscientização”, afirma. O vereador Arnaldo Maranhão, que protocolou ofício pedindo a discussão em torno da suspensão da festividade, afirmou que a atitude do prefeito foi de responsabilidade com a população. “Não há clima para o Carnaval em Paranaguá, ainda mais após os óbitos que lamentavelmente ocorreram”, completa.

“Somos solidários e estamos em acordo com o prefeito. Todos estão sofrendo com a dengue. Concordamos em adiar a data. A medida irá ser respeitosa para o momento crítico da dengue e também com as escolas de samba, que não terão seu trabalho perdido, podendo desfilar em uma data mais oportuna”, afirma o presidente da Aesp, Dicésar Mariano.
Clubes serão contactados para aderirem à suspensão

Houve a definição na reunião do adiamento também do Banho de Mar à Fantasia junto à Família Moura, tradicional organizadora do evento. Haverá também uma conversa com os clubes que realizam bailes carnavalescos no município. O prefeito Edison pedirá aos presidentes que adiem as suas festividades para outra data.

Fonte e foto: Prefeitura de Paranaguá / Leonardo Quintana Bernardi / Marcio Tibilletti / Divulgação

Leia também