Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

DER abre licitação do ferry boat com contrato de 25 meses

Foto: Gustavo Aquino / Correio do Litoral

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o edital para contratação da nova empresa para operação da travessia do ferry boat de Guaratuba. 

O novo contrato tem duração de 25 meses. Segundo o governo, este é o prazo para construção da ponte sobre a  baía de Guaratuba,” que irá encerrar definitivamente a necessidade de embarcações para a travessia”. De acordo com o edital, este prazo pode ser prorrogado.

A licitação está sendo realizada na modalidade Concorrência Pública com disputa de preços no ambiente eletrônico de compras do governo federal, o portal Compras.gov marcada para o dia 23 de maio, às 14h.

O edital prevê serviços e aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes de propriedade do DER, disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo somada de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio operacional, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível, contratação de toda a mão de obra necessária para a operação, serviços de mergulho e aquisição de demais materiais para serviços correlatos à travessia, entre outros.

O edital estabelece como critérios uma capacidade mínima somada de 360 veículos de passeio simultaneamente, em até seis embarcações, ficando à disposição da empresa os ferry boats do DER. Não poderão ser utilizadas embarcações com capacidade de lotação inferior a 60 veículos. 

O valor máximo da licitação é de R$ 132.198.011,44, “calculado com base nos custos da prestação de serviços e fornecimentos de produtos”. Pelo novo contrato, o DER vai pagar o pelo serviço da travessia.

De acordo com estudos técnicos e com base em dados históricos, o volume anual médio de tráfego da travessia da Baía de Guaratuba é de 1.359.990 veículos, incluindo pagantes e usuários isentos.

Desde fevereiro de 2022, o serviço do ferry boat ficou a cargo da Internacional Marítima. A empresa de um grupo do Maranhão foi contratada sem licitação, em regime de urgência, após o governo romper o contrato com a concessionária BR Travessias, em meio a problemas com as embarcações e atracadouros. 

O grupo empresarial também recebeu os contratos de reforma dos ferry boats do DER, realizadas em seu estaleiro em Santa Catarina.

Leia também