Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná tem apenas um local impróprio para banho

As praias do Paraná continuam sendo um bom destino para as pessoas que querem curtir o verão com segurança.

Segundo o 7º boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta sexta-feira (29), de todos os 46 pontos monitorados apenas a Ponta da Pita, em Antonina, continua impróprio para banho.

No Interior, o monitoramento também mostrou que a condição dos rios e reservatórios se manteve da mesma maneira que na semana anterior. Dos 16 pontos analisados, o único local que apresentou concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon. A condição imprópria para banho ainda é reflexo das fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

Para fazer a análise, as amostras de água foram coletadas nos dias e locais com maior fluxo de banhistas, além dos pontos com probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar. Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

Qualidade das águas – Além dos boletins, há indicação de balneabilidade nas praias, rios e reservatórios por meio de bandeiras. As bandeiras vermelhas apontam que a água não é recomendada em uma margem de 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já a bandeira azul mostra que a região está própria para banho.

Clique para ampliar a imagem
Clique para ampliar a imagem
Leia também