Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Animação esquenta no final do “Verão Apesar da Crise”

Fotos; CorreiodoLitoral.com
Fotos; CorreiodoLitoral.com

Os gritos de Carnaval em Guaratuba e Antonina e os banhos de mar à fantasia em Pontal e Paranaguá marcaram, neste final de semana, a largada final da temporada do “Verão Apesar da Crise”.

A frase que marcou as primeiras reportagens de boas notícias na economia, apesar do clima de pessimismo econômico e político divulgado pela própria mídia percorreu toda a temporada.

Nos primeiros dias, a maior reclamação que se ouvia nas praias do Paraná vinha dos visitantes que não encontravam as mercadorias que precisavam: muito comerciantes tiveram medo de fazer pedidos com medo da recessão.

Já no finalzinho, todos reconhecem que o movimento foi acima do esperado e ainda maior que em outros anos sem crise. A queixa é de que o gasto individual dos veranistas diminui. Era a avaliação de um médio empresário de Guaratuba que conversou com a reportagem na tarde desta segunda-feira.

Durante a conversa, atendeu dois vendedores e fez pedido reforçado de mercadorias para o Carnaval. Também atendeu uma parente que agora administra a nova loja da família aberta nesta temporada e que também estava reforçando os pedidos.

Praticante de bons preços, ele também reclamava de um antigo hábito de alguns turistas de trazerem mercadorias de suas cidades e gastarem pouco aqui. De acordo com ele, um grupo que está se hospedando na casa que ele aluga, trouxe uma carreta carregada de cerveja que custou mais caro que o preço que ele vende (R$ 26,00 uma caixa de 12 latas de Brahma ou Skol). Ele reconhece que nem todos os comerciantes locais são tão barateiros e que a imagem que levam é o que motiva a precaução.

No meio do bate papo, um cliente amigo comentou que a Festa do Vinho em Colombo “bombou” de gente. A explicação do visitante, que culpou o PT pela “crise” é que as pessoas “estão gastando o resto do seguro-desemprego”. Segundo ele, a “crise mesmo vai vir agora”.

29 de Abril lotada no Grito de Carnaval em Guaratuba

Com muita crise ou sem tanta crise, o Grito de Carnaval lotou a avenida 29 de Abril, no sábado, em Guaratuba. A maioria dos foliões ouvidos pela reportagem já estavam na cidade, alguns poucos vieram – de Curitiba, Matinhos e Itapoá – só para a festa. Outro tanto, antecipou em uma semana a vinda inicialmente programada para o Carnaval. O segmento mais representado na avenida foi dos próprios guaratubanos.

A folia começou por volta das 22h com a escola de Samba Unidos de Guaratuba, esquentou – principalmente o público jovem com o trio elétrico Águia e cantora Fernanda Liz e foi até or volta das 3h. Mas o movimento nas ruas centrais foi até o amanhecer. Houve pouca confusão.

Ocorrências policiais – No boletim da Polícia Militar, a ocorrência mais grave foi a apreensão de um rapaz de 17 anos que estava com uma arma na cintura em plena festa: “Ao verificarem comportamento suspeito de três jovens atrás de um dos trios elétricos, os policiais militares efetuaram a abordagem e durante a revista pessoal, a arma foi localizada na cintura do adolescente, sendo devidamente apreendido e encaminhado para a Delegacia de Polícia de Guaratuba para os procedimentos pertinentes”. Os policias fizeram 151 abordagens e encaminharam oito pessoas para elaboração de termo circunstanciado.

Carnaval oficial em quatro cidades

Haverá carnaval oficial em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná e Antonina. Apesar do cancelamento pela prefeitura, em Paranaguá acontecem bailes em clubes e já uma mobilização de pessoas para repetir o banho de mar à fantasia convocado pelas redes sociais e realizado neste último domingo.

O motivo do cancelamento em Paranaguá é a grave epidemia de dengue que atinge a cidade e felizmente não se espalhou para o restante da região. Em Morretes, que sempre teve dificuldades em competir a festa da animada vizinha Antonina, o prefeito alegou falta de dinheiro. Em Guaraqueçaba, comunidade tranquila de pescadores, realiza bailes de fandango e também é uma oportunidade para quem quer fugir da festa que toma conta do país.

Veja amanhã, a programação detalhadas do Carnaval em todo o Litoral do Paraná.

Leia também