Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Baleia jubarte encalha morta no balneário Shangri-lá

Na manhã deste sábado (27), uma baleia da espécie jubarte foi encontrada encalhada e morta no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná. Tratava-se de um animal juvenil com 6 metros de comprimento – uma jubarte adulta chega a medir 16 metros.

O registro foi realizado pela equipe LEC/UFPR (Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná), que realiza o Projeto de Monitoramento de Praias no Paraná.

A equipe do LEC esteve no local e contou com o apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná, que participa da Rede Estadual Prae (Protocolo de Atendimento a Encalhes de Animais Marinhos no Litoral do Paraná).

Ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos nas praias paranaenses é possível acionar as equipes do PMP-BS pelo telefone: 0800 642 33 41 ou pelo Whatsapp: (41) 99213 8746.

Monitoramento – O PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

O projeto é realizado desde Laguna-SC até Saquarema-RJ, sendo dividido em 15 trechos. O LEC/UFPR monitora o Trecho 6 (Paraná), compreendido entre os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba.

Leia também