Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Carnaval no Litoral do Paraná com excelente balneabilidade

De acordo com as análises dos 47 pontos monitorados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) no Litoral do Estado, apenas a Ponta da Pita, em Antonina, permanece imprópria para banho.

Esse resultado é o mesmo da última semana, o que mostra a eficiência dos serviços de saneamento básico no Litoral.

O IAP divulgou nesta sexta-feira (5) o último boletim de balneabilidade desta temporada. Ao todo, foram emitidos oito boletins de monitoramento da qualidade da água no Litoral e nas costas oeste e norte do Estado nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Para o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, os resultados se mantiveram positivos durante toda a temporada, mesmo com o aumento da população na região em todo verão. “Isso é o resultado de um trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido desde 2011 em parceria com outros órgãos do Governo do Estado e Municípios para prevenir lançamento clandestino de esgoto nos rios e galerias fluviais. Além disso, podemos perceber que a população tem tido cada vez mais consciência da necessidade do lançamento adequado de seus rejeitos”, disse o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

No Interior, o monitoramento também mostrou que a condição dos rios e reservatórios se manteve da mesma maneira que nas semanas anteriores. Dos 16 pontos analisados, o único local que apresentou concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) foi Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon. A condição imprópria para banho ainda é reflexo das fortes chuvas que atingiram a região recentemente.

Para fazer a análise, as amostras de água foram coletadas nos dias e locais com maior fluxo de banhistas, além dos pontos com probabilidade de contaminação, como saídas de galeria de águas pluviais e foz de rios no mar. Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, não indicada para consumo.

QUALIDADE DAS ÁGUAS – Além dos boletins, há indicação de balneabilidade nas praias, rios e reservatórios por meio de bandeiras. As bandeiras vermelhas apontam que a água não é recomendada em uma margem de 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. Já a bandeira azul mostra que a região está própria para banho.

 

Leia também