Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Mutirão atende 1.500 pessoas em Guaratuba

Aproximadamente 1.500 pessoas foram atendidas no mutirão da Justiça e de documentação, neste sábado (20), em Guaratuba, segundo relatório atualizado do Sesc.

O evento aconteceu das 9h e ultrapassou o horário estipulado das 17h, na escola Municipal Olga Silveira, no Cohapar e demonstrou a demanda da população pelos serviços. Às 8h já havia uma extensa fila do lado de fora.

De acordo com a prefeita Evani Justus, os serviços municipais são feitos permanentemente, mas foi bastante produtivo reunir diversos departamentos e outros setores em um único local. “O resultado foi muito bom, graças ao profissionalismo dos servidores municipais e dos outros órgãos, além dos voluntários”, disse. Evani também anunciou que a Prefeitura e parceiros organizarão, em junho, um casamento coletivo.

A ação, denominada Sesc Cidadão – Justiça no Bairro, foi organizada pelo Judiciário, Sesc e Prefeitura de Guaratuba e contou com diversos parceiros como a Faculdade Isepe, os Correios e Instituto de Identificação. Do Sesc, foram mobilizado funcionários de Matinhos e Paranaguá, sob coordenação da Regional, de Curitiba. Trabalharam 145 pessoas na ação.

A coordenadora do projeto Justiça nos Bairros, desembargadora Joeci Machado Camargo, acompanhou pessoalmente os trabalhos de conciliação e encaminhamento de casos litigiosos. As juízas do Fórum de Guaratuba, Marisa de Freitas e Giovanna de Sá Rechia também participaram.

A prefeita Evani conferiu cada um dos serviços municipais disponibilizados. Sob a coordenação da secretária do Bem Estar e Promoção Social, Nilsa Borges, a Prefeitura mobilizou diversos setores. O secretário do Meio Ambiente, Vicente Variani, aproveitou o evento para lançar o projeto de Coleta Seletiva que será feito junto com a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – Acamares Pôr do Sol.

Alunos do curso de Direito do Isepe, sob a coordenação do professor Jeferson Moro, fizeram 89 atendimentos de Justiça Litigiosa. Os casos serão acompanhados pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade.

A equipe do Judiciário fez 33 conciliações, com a sentença. Foram ainda realizados 3 exames de DNA que tiveram o custo reduzido para R$ 200,00. O resultado sai em cerca de 20 dias.

Os números de cada setor

A Prefeitura de Guaratuba mobilizou departamentos de três secretarias e voluntários de praticamente todas as demais. Trabalharam 145 pessoas na ação. Foram atendidas 1.220 pessoas entre todos os serviços, com exceção do Judiciário.

Foram atendidas 120 famílias pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) com documentação e orientação principalmente nos programas do Bolsa Família, Programa Leite das Crianças. A Secretaria da Saúde fez 93 atendimentos até às 16h com exames de glicemia, aferição de pressão e orientações sobre a dengue.

O Departamento de Arrecadação atendeu 11 pessoas com questões relativas ao IPTU e 5 ao cadastro Técnico. A Secretaria do Meio Ambiente e a Acamares distribuíram centenas de sacos de lixo de 60 litros na cor verde – eles servem para colocar os resíduos recicláveis que deve ser deixado nas lixeiras para serem coltadas pelo caminhão da reciclagem e coletores individuais. A concessionária do lixo já está orientada a não coletar os sacos verdes.

O Conselho Tutelar atendeu 26 casos. A secretarias dos conselhos de direitos atendeu 78 pessoas. A Agência do Trabalhador fez 32 carteiras do trabalho e atendeu um total de 80 pessoas.

A equipe dos Correios fez 97 inscrições no CPF e atendeu outras 50 pessoas sobre a documentação e os procedimentos necessários. Os funcionários do Instituto de Identificação da Polícia Civil confeccionou 72 carteiras de identidade – RG.

Foram feitos nove títulos eleitorais novos (alistamento), 15 transferências de outras cidades e 10 trocas de zonas ou seções dentro de Guaratuba.

Os números  de alguns setores são resultado do levantamento parcial feito pelos organizadores ás 16h30.

Leia também
Receba nossa notícias em seu e-mail.
Inscreva-se para receber as últimas novidades e atualizações diretamente no seu e-mail.
Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento
Comentários
Carregando...