Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Litoral mostra seus atrativos no Salão Paranaense de Turismo

Os municípios do Litoral participam neste sexta (11) e sábado (12) do Salão Paranaense de Turismo, em Curitiba.

As cidades ocupam um espaço conjunto cedido pela Paraná Turismo. O evento está na sua 22ª edição e é promovido pela Abav-PR (seção estadual da Associação Brasileira das Agências de Viagens). Acontece no centro de convenções Expo Unimed, no bairro campo Comprido.

Participam diversos municípios do Paraná em estandes regionais que trazem a 12ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná. Entre os expositores, há hotéis, companhias aéreas, de cruzeiros marítimos, operadores e diversas empresas do trade turístico do Paraná, estados vizinhos e de países do Cone Sul.

A expectativa é receber cerca de 5.000 pessoas, incluindo paraguaios, argentinos, uruguaios, além de caravanas do interior o Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Além dos estandes, onde acontecem as visitas e contatos entre operadores, turistas e destinos, o evento conta com diversos workshops de qualificação profissional, empresarial e de gestão pública do turismo.

A importância de marcar presença

De acordo com o secretário de Turismo e Cultura de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, a importância de marcar presença nestes eventos já pode ser sentida nas últimas temporadas e, também na presença de visitantes em Guaratuba fora do verão. Ele e a assessora da secretaria, Debura Aquino, receberam retorno de diversos operadores contatados nas últimas feiras, sobretudo no Festival de Turismo das Cataratas, que é realizado em Foz do Iguaçu, em 2013 e 2014. Os materiais de divulgação elaborados pelo técnico Mario Natalino fizeram grande sucesso no evento.

O sucesso de Guaratuba nos dois últimos festivais animou os demais municípios do Litoral. A prefeita Evani Justus e o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, organizaram um pool para os municípios para colocar uma “ilha” (estande maior e posicionado estrategicamente) para mostrar os atrativos das sete cidades da região.

Paranaguá – A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) de Paranaguá também participou do Espaço Gastronômico do salão com o prato típico barreado. O estande da Fumtur foi nomeado como “Nelson Uberna”, em homenagem ao falecido funcionário da Fundação, morto em 2014.

Leia também