Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Litoral prepara Plano Regional de Cultura

Foto: Correio do Litoral
Foto: Correio do Litoral

Gestores públicos dos sete municípios do Litoral do Paraná iniciaram as discussões para elaborarem um Plano Regional de Cultura.

O trabalho incluirá as ações desenvolvidas pelas prefeituras e as atividades artísticas e manifestações culturais das comunidades. Com o Plano, os municípios poderão integrar eventos e atividades e esperam receber mais apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

O trabalho está sendo coordenado pelos representantes do Litoral no Conselho Estadual de Cultura Marcos Xavier Ribeiro, de Paranaguá, e Leandro Dieguiz Gonçalves, de Guaraqueçaba.

A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira (12), na Prefeitura de Pontal do Paraná. Marcos Ribeiro coordenou a reunião, que contou com a participação do secretário de Desenvolvimento de Pontal do Paraná, Jaime Luiz Cousseau, da diretora do Departamento de Cultura de Pontal, Juliane Marins Peixoto, do diretor do Departamento de Cultura de Matinhos, Delcio Ramos, da diretora de Turismo e Cultura de Guaratuba, Debura Carvalho de Aquino e ainda de Felippe Canetti (Matinhos), Luan Vinícius (Pontal) e Alexander Centurión (Pontal). Naquela tarde, Ribeiro iria se reunir com os gestores culturais de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba.

SIC – A primeira missão dos gestores públicos será atualizar os dados de seus municípios no Sistema de Informação da Cultura (SIC). Junto com a atualização, que inclui equipamentos, atividades culturais e dados sobre a gestão municipal, cada município vai apresentar suas demandas para inclusão de ações específicas no Plano Estadual de Cultura (PEC) e ainda demandas de apoio do Estado que abranjam mais de um município e ainda toda a região.

Durante a reunião, os gestores manifestaram a necessidade de mais apoio estrutural e financeiro do Estado nas ações culturais dos municípios. Também reivindicam mais atividades do Estado em cada cidade. Segundo Ribeiro, o Plano Estadual de Cultura prevê ações em todos os municípios.

Cprofice – Com a conclusão do Plano Regional, a Secretaria de Estado da Cultura abre a perspectiva para os municípios e regiões receberem recursos. Hoje, a principal fonte de financiamento da Cultura no Paraná são os recursos privados captados através das leis federal e estadual de incentivo cultural (Lei Rouanet e Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – Cprofice). Através dos programas, os produtores culturais buscam aprovação de seus projetos e saem eles próprios em busca de recursos. Com o Plano Regional, as instâncias públicas esperam ter recursos sem precisar concorrer ou pedir dinheiro privado.

Temer – Durante a reunião, os gestores também manifestaram preocupação com as mudanças administrativas em Brasília, sobretudo com a extinção do Ministério da Cultura (Minc), que foi incorporado pelo presidente interino Michel Temer ao Ministério da Educação. Hoje, grande parte dos recursos públicos para cultura no Paraná vem do governo federal.

Cambira – Ao final das discussões, Juliane Peixoto, divulgou a realização do curso de preparo da Cambira, prato a base de peixe eleito o prato típico do município. O curso será realizado no dia 12 de julho. Os interessados de todas as cidades da região devem procurar o Departamento de Cultura, na sede da Prefeitura Municipal, ou pelo telefone (41) 3975-3102.

Turismo – Na visita à Prefeitura, Debura Aquino tratou com a diretora do departamento de Turismo de Pontal do Paraná, Luciana Costa de Macedo, da participação conjunta dos municípios no Festival de Turismo das Cataratas, no mês de junho, em Foz do Iguaçu. Durante o evento, o maior do setor no Brasil voltado aos países do Cone Sul, será realizado o Salão de Turismo do Litoral de 2016

Leia também