Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Guaratuba Digital instala centro de controle de segurança

A Prefeitura de Guaratuba inaugurou, nesta terça-feira (31), o Centro de Controle Operacional (CCO) que vai monitorar as câmeras de segurança espalhadas pela cidade.

O CCO fica na avenida 29 de Abril, 425, no prédio onde já foi a sede da Prefeitura, e vai abrigar o setor de segurança da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública. A inauguração marcou a despedida do secretário Jean Colbert Dias, que se desincompatibiliza para poder disputar a indicação para vice-prefeito na chapa que deverá ser liderada por Roberto Justus, secretário de Administração que também deixou o cargo nesta terça-feira.

O novo secretário de Assuntos Jurídicos e Segurança Pública é o advogado Anderson Ferreira. A prefeita Evani Justus vai acumular a Secretaria de Administração.

A inauguração contou com a presença do deputado estadual Nelson Justus, do empresário Heinz Herwig, de todos os secretários municipais, do presidente da Câmara, Mordecai de Oliveira e dos vereadores Almir Troyner, Ana Maria Correia, Laudi Tato, Sergio Braga, Fábio Chaves Espiga e Juarez Galego.

Na solenidade, a prefeita Evani Justus elogiou o trabalho de Jean Colbert e salientou que, nos sete anos como secretário e procurador-geral, ele teve a difícil tarefa de “muitas vezes ter de dizer não”. A prefeita também destacou que Heinz Herwig, que se aposentou da vida pública como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, foi o responsável pelo asfaltamento na Barra do Saí quando ocupou o cargo de secretário estadual de Transportes (1985 a 1997).

“Meu Campinho” – O deputado Nelson Justus destacou o apoio do governador Beto Richa na conquista dos recursos de mais de R$ 2 milhões para o projeto de cidade inteligente Guaratuba Digital. Nelson aproveitou para anunciar mais um investimento do Estado em Guaratuba, com R$ 370 mil para construção de uma quadra de futebol sintético e toda a infraestrutura para a prática do esporte. A obra, que faz parte do projeto “Meu Campinho”, será construída no bairro Piçarras. “Apenas 50 municípios do Paraná conseguiram, entre eles nossa Guaratuba”, disse.

Etapas – Colbert fez um resumo de todas as etapas do projeto Guaratuba Digital e agradeceu todas as pessoas que apoiaram o projeto e seu trabalho na administração municipal. Ele explicou que o sistema inaugurado é uma das etapas do projeto que, além da segurança pública, vai monitorar escolas e creches municipais, a movimentação da frota de veículos a serviço da Prefeitura, consumo de energia elétrica e água dos prédios públicos e ainda a iluminação pública.

O Município pretende firmar um convênio com a Polícia Militar para dar acesso do monitoramento aos policiais. Serão espalhadas 60 câmeras em pontos estratégicos do município. Nos dois acessos pela PR-412 – ferry-boat e trevo do Coroados – serão instaladas câmeras mais sofisticadas que permitem a leitura e consulta automáticas das placas dos veículos que entrarem e saírem da cidade.

Leia também