Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Emater faz balanço de ações junto aos pescadores de Guaratuba

O extensionista Ivo Luis Olsen
O extensionista Ivo Luis Olsen

De acordo com o extensionista Ivo Luis Olsen, do escritório do Emater em Guaratuba, o camarão representa no município um valor bruto de produção anual de R$53 milhões.

“A Emater contribuiu, junto com outras instituições parceiras, para que R$18 milhões fossem aplicados com a finalidade de alavancar a atividade pesqueira de Guaratuba”, afirmou Olson.

Olson faz um balanço das ações junto aos pescadores de Guaratuba neste ano em que o Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) completa 60 anos de criação e o mesmo tempo de atuação no Litoral e em Guaratuba.

De acordo com ele, entre as principais ações desenvolvidas está o Programa Paranaense de Desenvolvimento da Maricultura. Graças a ele, o município conseguiu, em 2010, Licenciamento e Cessão de Uso para quatro áreas de produção de ostras nativas. “Lembrando que foram as primeiras áreas com cessão de uso liberadas no Brasil”, destaca.
“Também devemos reportar inúmeros projetos de financiamento através do Pronaf que viabilizam e promovem o crescimento da pesca artesanal. Estes financiamentos são usados para a compra de apetrechos de pesca, compra de veículos para o transporte da produção, veículos adequados para a comercialização em feiras, reformas, aquisição de embarcações, entre outros”.

Na avaliação o extensionista, Emater e comunidade pesqueira têm o desafio de melhorar a organização da classe dos pescadores para resolver questões importantes e urgentes relacionadas às áreas trabalhista e previdenciária. “Também existe o problema da sucessão familiar na cadeia produtiva da pesca e a atenção às mulheres trabalhadoras da pesca, como as descascadeiras de camarão”.

 

Leia também