Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral com ainda mais destaque no Festival das Cataratas

Montagem do estande nesta quarta-feira – Foto de celular de Debura Aquino
Montagem do estande nesta quarta-feira – Foto de celular de Debura Aquino

O Litoral do Paraná terá a presença mais destacada desde que começou a participar do Festival Internacional de Turismo das Cataratas. O evento começa nesta quarta-feira (15) e vai até sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu.

O FIT Foz é o segundo maior evento de turismo da Região Sul e o principal voltado ao mercado dos países vizinhos do Paraguai e Argentina. Também atrai operadores de turismo do Chile e do Uruguai. Nesta edição terá representantes do Peru, além dos estados brasileiros do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Santa Catarina, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.

Neste ano, os municípios do Litoral vão expor seus atrativos em um amplo estande, construído em um local estratégico na Feira de Turismo e Negócios, principal evento do Festival. O estande terá 43 metros quadrados.

Bancada para o Litoral em 2014
bancada para o Litoral em 2014

O início tímido – A iniciativa surgiu na edição de 2015, em uma conversa entre a prefeita e o vice-prefeito de Guaratuba, Evani Justus e Vandir Esmaniotto, com o prefeito de Paranaguá, Edison Kersten. Os três comemoravam os resultados de terem montado um ainda peueno estande próprio para a região.

Em 2014, o Litoral havia tido apenas uma bancada dentro do espaço da Paraná Turismo. As equipes dos municípios dividiram o pequeno espaço em rodízio. Quando tinha de dar a vez para os outros municípios, a equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Guaratuba, composta por Vandir e a atual diretora Debura Aquino, aproveitava para percorrer a feira e fazer contatos com operadores.

Debura, Evani e Vandir no estande do Litoral em 2015
Debura, Evani e Vandir no estande do Litoral em 2015

Em 2015, além do estande próprio do Litoral, a presença dos prefeitos deu ainda mais destaque à região. A comitiva de Guaratuba ganhou a participação do vereador Almir Troyner e, com apoio da Acig (Associação Comercial) empresas locais enviaram uma grande diversidade de materiais de divulgação, além de ajudarem a bancar os custos da participação na feira. O técnico da Secretaria de Turismo Mário Natalino produziu um vídeo com os atrativos da cidade, mostrando também as empresas patrocinadoras.

Evani e Kersten estiveram com o ministro do Turismo falando dos atrativos e demandas da região e Evani conversou com a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo. A prefeita de Guaratuba ainda foi convidada para participar da mesa de abertura do Festival.

A ministra Marcela Bacigalupo e Evani, em 2015

Resultados A divulgação pode ser sentida na presença maciça de paraguaios e argentinos no último verão e coincidiu com a desvalorização do real perante as moedas dos países vizinhos.

O estande maior de 2016 foi pago pela Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná) e pela Paraná Turismo. A montagem do espaço ficou sob incumbência de Debura Aquino e do diretor-executivo da Adetur (Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná), Plácido José de Oliveira, que se deslocaram para Foz no final de semana passado.

Guaratuba também organizou uma caravana com empresários da cidade, novamente com apoio da Acig. Um ônibus sairá da cidade na noite desta quarta-feira com cerca de 13 pessoas, incluindo o secretário Vandir Esmaniotto. Junto, também vão dois empresários de Matinhos e três jovens que moram em ilhas do nosso litoral e fazem parte da Rede Caiçara de Turismo Comunitário. A caravana vai chegar na quinta-feira (16) a tempo da abertura da Feira de Negócios.

A prefeita Evani e o secretário de Finanças e Planejamento Gil Justus chegam antes e participam da abertura do Festival, na noite desta quarta-feira, no Hotel Rafain Palace, onde acontecem os eventos.

 

Leia também