Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Guaratuba planeja participação ainda maior no Festival das Cataratas

No maior Festival Internacional de Turismo das Cataratas, em Foz do Iguaçu, já realizado, Guaratuba conseguiu, mais uma vez, ser destaque. O evento reuniu mais de 7.000 pessoas que visitaram os 207 estandes de 1.110 expositores. Foi a maior e melhor edição, segundo a imprensa especializada. 

Em meio a tudo isto, o estande do Litoral foi um dos mais visitados. A grande comitiva de Guaratuba, com mais de 20 pessoas de diversas empresas teve uma atuação marcante. O prato “Frutos do Mar à Caiçara”, um combinado de frutos do mar, feito e servido pelo vice-prefeito e secretário de Turismo e Cultura Vandir Esmaniotto foi um grande atrativo. Os empresários acabaram a ajudando a servir enquanto faziam contatos com agentes de turismo do Brasil, do Paraguai e Argentina.

A participação foi o assunto de uma conversa entre alguns dos participantes, nesta terça-feira (21), na Rádio Litorânea. O programa contou com a participação de Vandir, de Joglair “Chico Guedes”, vice-presidente da Associação Comercial de Guaratuba (Acig), Heros Fanini (Nativa Imóveis e Nativa Seguros), Giovana Rocco (Muraski Imóveis) e Leandro Faria (Pousada Porto da Lua).

Todos os empresários reforçaram a importância de participar de feiras e salões de turismo e já anunciam que no próximo ano, vão incentivar mais empresários a participarem. Fanini lembrou as oficinas e eventos paralelos da Feira. Guedes anunciou que a Acig vai intensificar o trabalho junto aos empresários para aumentar a participação em 2017. Leandro Faria destacou a troca de contatos diretamente com operadores de turismo e os reflexos que isto terá na empresa em que atua e em toda cidade. Giovanna Rocco falou do material institucional que levou à feira, divulgando os atrativos turísticos de Guaratuba.

Também participou da conversa a secretária municipal do Bem Estar e Promoção Social, Nilsa Borges, que é empresária e representante do Litoral do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Sefa). Nilsa parabenizou Vandir pela presença maciça de empresários em Foz do Iguaçu: “Na primeira feira era eu e o Mário (Natalino), eu e um funcionário”, disse Nilsa, que já foi diretoria da Secretaria de Turismo e Cultura.

Vandir Esmaniotto, falou ainda sobre a determinação da prefeita Evani Justus em adquirir um estande maior para todo Litoral nesta edição e disse que o presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, pretende apoiar os municípios da região para cada cidade ter seu estande individual no Festival das Cataratas de 2017.

Leia também