Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Festival de Turismo das Cataratas 2016

Foi um sucesso o Festival de Turismo das Cataratas 2016 em Foz do Iguaçu. Nos dias 15, 16 e 17 de junho aconteceu a 11° edição do festival que contou com expositores do Brasil, Argentina, Paraguai entre outros países participantes.

Neste ano de 2016, pela terceira vez consecutiva, uma caravana de Guaratuba se dirigiu para o oeste do Estado para participar deste importante evento que debateu o turismo em todas as suas vertentes: turismo cultural, turismo gastronômico, turismo religioso, enfim, o turismo em suas mais variadas formas foi debatido e comentado por especialistas e empresários do setor. O evento tem como intenção colocar as cidades participantes no mapa do turismo nacional e internacional.

E é isto que Guaratuba foi buscar em Foz de Iguaçu, pois a vocação para o turismo de Guaratuba é fato notório basta vermos que a Festa do Divino Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos para Guaratuba no mês de julho. É um grande exemplo de turismo religioso que movimenta o comércio local em um mês de inverno.

Entre os membros da caravana que foram a Foz do Iguaçu estava Chico Guedes, vice-presidente da Associação Comercial de Guaratuba, que foi taxativo: “Guaratuba tem que fortalecer o turismo local, pois isto é um gerador de negócios para a cidade, movimenta o comércio impactando em toda a cadeia produtiva da região”.

Já o vice-prefeito de Guaratuba, Vandir Esmaniotto, foi além e fez um prato típico caiçara de frutos do mar para a degustação dos que visitavam o estande de Guaratuba no evento. A fila que se formava para degustar a delícia de Guaratuba é um exemplo de quanto podemos atrair turistas pelo estômago, ou seja, um belo exemplo de turismo gastronômico.

Esmaniotto é um defensor do turismo como fonte geradora de renda “desde a primeira caravana que eu trouxe de Guaratuba para Foz do Iguaçu para participar do evento, sempre tive o apoio da prefeita Evani Justus que entende que o turismo é muito importante em uma cidade que tem quase sua totalidade inserida numa APA (Área de Preservação Ambiental)”.

Ficou famosa nas redes sociais uma foto em que Vandir Esmaniotto e Evani Justus servem o prato típico chamando as pessoas para que além de degustarem a delícia caiçara para que visitem a nossa cidade. Tudo acompanhado de um sorriso. Ponto para o turismo do município. Esta união entre poder público e empresários da cidade precisa ser fortalecido cada vez mais.

Guaratuba vive do turismo mas tem um problema grande de sazonalidade pois atrai muitos turistas no verão mas enfrenta problemas durante o ano para manter suas equipes de trabalho.

Não seria a hora de buscarmos fazer mais eventos nos finais de semana de abril, de junho, de agosto, enfim, nos meses de baixa visitação em nossa cidade? Criar um prato típico e fazer uma competição saudável entre os restaurantes? A festa da tainha deste ano foi um exemplo de quanto temos potencial para crescer no turismo gastronômico. Temos aqui em Guaratuba uma das melhores ostras do país. Nosso palmito é famoso também, enfim, estamos esperando o que para fazermos Guaratuba entrar no circuito gastronômico do litoral? Será que não está na hora de produzirmos um evento cultural que traga música e arte para nossa cidade enchendo assim os hotéis e pousadas da cidade além de brindar nossos cidadãos com cultura?

A lista de potencialidades que Guaratuba tem é enorme. Basta pensarmos sobre o tema com seriedade e trabalharmos muito. Guaratuba é a melhor e a maior praia do Estado, ponto!

Precisamos somente produzir pautas interessantes e levar a informação para as pessoas, seja em eventos como o Festival das Cataratas, seja através da grande imprensa.

O resto a natureza já fez por nós.

 

Leia também