Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Guaratuba tem nova ação contra dengue no dia 1º

A Prefeitura de Guaratuba realiza a 5ª ação de alerta contra a dengue, na próxima sexta-feira (1º). O trabalho será feito novamente no bairro Piçarras, desta vez entre a avenida Pescaça e a rua Rui Barbosa; e a av. Água Verde até o Conjunto Aldo Abagge, na travessa Três (ver mapa).

Cinco equipes vão percorrer a região conscientizando os moradores sobre as medidas para evitar a criação do mosquito transmissor da doença e recolhendo lixos e entulhos das residências e terrenos vazios.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, no Litoral, litoral não existe tempo ruim para o Aedes aegypti. “As temperaturas (na região), mesmo no inverno, são propícias a proliferação do mosquito e ele continua fazendo a postura”, informa a Secretaria em seu material de divulgação.

Risco também no inverno

O Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya é um mosquito urbano, isto é gosta viver na cidade, próximo do ser humano ao redor de nossas residências. A retirada de entulhos, lixo e outros recipientes que possam acumular água é a principal forma para eliminarmos criadouros e ovos do mosquito. “É bom lembrar que os ovos do mosquito Aedes aegypti duram mais de 1 ano no meio ambiente e que a eliminação de criadouros, entulhos e lixo é uma forma de impedir a postura de novos ovos e eliminar os existentes”, acrescenta.

A equipe de ACE (Agentes de Controle de Endemias) da Secretaria de Saúde tem executado rotineiramente visitas domiciliares. Até o final de maio foram realizadas mais de 20.000 visitas, coletadas 671 amostras de larvas, pupas e alados para identificação de Aedes aegypti, Aedes albopictus e outros mosquitos. Até maio deste ano foram atendidas 247 reclamações.

Nos últimos 18 meses foram cinco imóveis positivos para o mosquito da dengue. Segundo a Secretaria, esses imóveis estão sendo acompanhados desde sua primeira positividade e não foi mais encontrado a presença do mosquito neles ou nos arredores.

48 toneladas de lixo

Já foram feitas quatro ações de alerta com a retirada de 48 caminhões de lixo, entulhos, material plástico, latas, vidros e outros que são ideais para a proliferação do inseto.

Nas Ações de Alerta são envolvidas vários seguimentos da Administração Municipal, a concessionária da coleta do lixo e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Pôr do Sol (Acamares).

A Prefeitura criou o e-mail [email protected] para as pessoas passarem informações e fazerem denúncias sobre locais com potencial de serem criadouros do mosquito. Também podem receber orientações e saber a situação em que se encontra Guaratuba quanto a presença do Aedes aegypti e das doenças por ele transmitida.

Leia também