Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

A importância da música na formação das pessoas

Semana passada esta coluna falou da importância da lei de incentivo a cultura para viabilização de projetos culturais de artistas e produtores pelo Brasil afora.

Nesta semana vamos comentar um pouco sobre novos estudos que mostram a importância da música, expressão cultural de primeira grandeza, na formação cerebral das crianças.

Estudos recentes mostram que crianças que estudaram música por pelo menos 2 anos aprimoram suas funções cognitivas para sempre além de melhorar sua atividade cerebral nas áreas associadas às suas funções executivas, ou seja, estes processos cognitivos permitem que as crianças processem e retenham mais informações, resolvam melhor seus problemas e ajudem a regular com mais tranquilidade seus comportamentos.

Não é fantástico isto? O estudo vai além e afirma que a participação de uma criança em um conjunto musical aumenta a capacidade dela em trabalhar em grupo, além de aumentar a disciplina e a concentração, ambos fatores importantes no aprendizado que a criança enfrentará em seus estudos e futuramente, no mercado de trabalho.

Mas não é somente nas crianças que os estudos comprovam que aprender a tocar algum instrumento, ou até mesmo cantar, é extremamente importante para o cérebro. Nos adultos as respostas cerebrais de quem toca algum instrumento é mais ágil do que quem não toca.

Por todas estas informações, especialistas acreditam que a música pode ser usada de forma terapêutica pois “a música penetra tão profundamente em nosso sistema nervoso que, mesmo em pessoas que sofrem de doenças neurológicas devastadoras, a música é uma das últimas lembranças que se perde” afirma o neurocientista Oliver Sacks.

No evento desta semana que criou o Conselho Municipal de Cultura, a prefeita Evani Justus afirmou que sempre desejou criar um coral da cidade. A prefeita está certa. Estimular o estudo musical é um bem que se faz para toda uma população. Vamos trabalhar para que o estudo musical gratuito seja logo uma realidade para todos os guaratubanos. A cidade agradece.

Prezado leitor, até a semana que vem. Abraço!  

Leia também