Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Secretário estadual de Segurança nega Companhia da PM para Guaratuba

Gilson Lopes, presidente do Conseg Guaratuba, usou a Tribuna Livre
Gilson Lopes, presidente do Conseg Guaratuba, usou a Tribuna Livre

O secretário de Estado da Segurança Pública, Wagner Mesquita, não vai atender o pedido para criação de uma Companhia da Polícia Militar em Guaratuba ou o retorno do comando da 2ª Companhia que foi transferido para Matinhos.

Ofício do secretário foi encaminhado à prefeita Evani Justus, autora do pedido que foi apoiado pelos vereadores. A resposta foi lida na sessão de segunda-feira (3) pelo 1º secretário da mesa, Sergio Alves Braga, a pedido do presidente, Mordecai Magalhães de Oliveira.

Na mesma sessão, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Coroados, Gilson Lopes, ocupou a Tribuna Livre, espaço dedicado à população na primeira sessão de cada mês. Ele fez um resumo do trabalho desenvolvido pelo Conseg Coroados, o primeiro dos balneários do Litoral do Paraná, e a situação da segurança no bairro.

No ofício, o secretário estadual de Segurança diz que criação ou mudança da sede da Companhia não traria aumento do efetivo, que é a principal reivindicação das lideranças. Oliveira lembrou que há mais de dez anos, quando Guaratuba sediava a Companhia e tinha uma população menor, o efetivo era de mais de 40 policiais.

Mesquita ainda afirma que o 9º Batalhão da PM, responsável pelo Litoral, possui mais policiais do que o previsto. Segundo ele são 115 policiais, quando a previsão é de 109. Em Guaratuba, o secretário diz que são 39 policiais. Segundo o Conseg Coroados, são 30. O vereador Almir Troyner comentou que, em virtude dos plantões e descansos, férias, licenças e pessoal administrativo, os números são insuficientes para manter o mínimo necessário de seis policiais por escala.

Oliveira ainda destacou que o bairro Coroados já foi transformado em Distrito por lei aprovada pela Câmara e sancionada. O presidente destacou que os vereadores e a comunidade precisam se unir para que o Distrito seja implantado.

No início da sessão, foram aprovados, por unanimidade, diversos pedidos de obras e de informações, e o parecer da Comissão Processante pelo arquivamento do pedido de cassação do mandato do vereador Mauricio Lense.

 

Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Câmara – Edição: Redação CorreiodoLitoral.com

 

 

Leia também