Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Ponte do Cubatão será construída pelo Município

Prefeitura faz levantamento topográfico na ponte – foto: Secretaria Municipal de Obras

A nova ponte sobre o rio Cubatão será construída com recursos do Município de Guaratuba. A informação foi divulgada pela prefeita Evani Justus, na manhã desta terça-feira (11), em seu programa na Rádio Litorânea.

Segundo ela, a licitação deverá ser feita até o final de sua gestão, que termina no dia 31 de dezembro.

O programa “Tribuna da Prefeita” recebeu duas convidadas, a controladora do Município Maricel de Souza e a procuradora Denise Lopes, que falaram sobre as providências de final de mandato. De acordo com a controladora, a prefeita vai entregar a prefeitura bem melhor do que recebeu também no aspecto financeiro. Segundo Maricel, em janeiro de 2009, quando Evani assumiu seu primeiro mandato, havia R$ 800 mil em caixa e R$ 11 milhões de contas para serem pagas. No dia 1º de janeiro, a prefeitura vai deixar um saldo positivo para o futuro prefeito, Roberto Justus.

Ainda sobre a transição, a prefeita informou que seu sucessor e todos os prefeitos eleitos do Litoral vão se reunir com os atuais, no dia 11 de novembro, em Guaratuba. Na pauta a escolha do novo presidente da Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), cargo ocupado por Evani.

Servidores – Sobre os 87 funcionários comissionados, a prefeita explicou que todos deverão ser exonerados até o dia 31 de dezembro e que as demissões vão acontecer aos poucos para não sobrecarregar a folha de pagamento e para não deixar que alguns serviços essenciais sejam prejudicados. Já as gratificações dos funcionários efetivos, Denise Lopes explicou que a legislação impede que sejam retiradas.

Clique e acesse o Portal da Transparência
Clique e acesse o Portal da Transparência

Transparência – Maricel de Souza fez um relato sobre as melhorias no Portal de Transparência do Município. De acordo com ela, as informações estão cada vez mais completas acessíveis, com informações mais simples de serem entendidas. Também foi implantado há quatro meses um formulário para o cidadão tirar suas dúvidas que são respondidas pelos setores correspondentes.

Novidades – Sobre mudanças para 2017, a prefeita e as duas auxiliares, que são funcionárias efetivas, destacaram a necessidade de, a partir de 2 de janeiro, os convênios que o Município mantém com instituições beneficentes deverão passar por concursos de projetos. Nesta situação, se enquadram a creche Recanto Paulo VI, a Apae e a Apadvg.

Outra novidade para os futuros prefeitos será a criação de uma Câmara Técnica dos municípios do Litoral que vai tratar de alguns licenciamentos ambientais que hoje dependem da lenta tramitação no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Verão – Após o término do programa, a prefeita viajou para Curitiba para participar de uma reunião com o governador Beto Richa e secretários estaduais para tratar com os prefeitos do Litoral da Operação Verão.

Leia também