Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Evani e Roberto pedem apoio para dragagem e licenças

Foto: Wilson Roberto Correia Pinto "Fred"
Foto: Wilson Roberto Correia Pinto “Fred”

A prefeita Evani Justus e o prefeito eleito Roberto Justus pediram apoio do secretário estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti, nos licenciamentos de obras importantes em Guaratuba.

Bonetti e o diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto Águas Paraná, Everton Luiz da Costa Souza, estiveram, na segunda-feira (17), no gabinete da prefeita para tratar dos preparativos para a temporada de verão e das demandas do Município. Evani, Roberto e o secretário do Meio Ambiente, Elcio Adélio Veiga, solicitaram a dragagem e limpeza dos canais de drenagem, serviço que vinha sendo executado pelo governo estadual há alguns anos.

Também pediram agilidade no licenciamento ambiental pelo Estado dos serviços que a Prefeitura pretende fazer nestes canais. O Município solicita licença e apoio do Estado para dragagem nas regiões do Cubatão, Mirim e Coroados e ainda serviços de microdrenagem em diversos bairros. O serviço se torna ainda mais urgente no verão, devido ao aumento do volume de chuvas.

Invasões – A situação dos loteamentos também foi discutida na reunião. Guaratuba possui diversas áreas que aguardam licenciamento ambiental pelo Colit e IAP (Instituto Ambiental do Paraná) para serem regularizados. Enquanto isto não acontece, o Município não pode realizar obras de infraestrutura, nem autorizar os proprietários a construírem em seus terrenos.

O resultado é a ocupação irregular destas áreas, muitas vezes por invasores. As invasões acabam provocando um impacto ambiental bem maior do que os órgãos ambientais do Estado pretendem evitar.

Cemitério – Evani também pediu apoio do secretário para agilizar o processo de licenciamento da obra do novo cemitério municipal, parada há mais de um ano por falta de autorização do Estado.

 

Leia também