Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Guarda-vidas terão nove postos no feriadão da República

O Corpo de Bombeiros vai manter nove postos de guarda-vidas nas praias durante o feriado prolongado de Proclamação da República, de sábado (12) a terça-feira (15).

Por meio de sua unidade local, o 8º Grupamento, e com reforços de policiais militares de diversas regiões, os postos em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná vão funcionar das 8h30 às 19h30. Nas demais localidades da costa, o acionamento para casos de afogamento terá ser feito pelo telefone de emergência 193.

“Aos banhistas, orientamos sempre procurar as áreas protegidas por bombeiros, entrando na água no local delimitado entre as bandeiras vermelho sobre amarelo e seguindo as orientações dos profissionais presentes”, diz a tenente Virginia Maria Zamrbin Turra, do 8º Grupamento dos Bombeiros.

Ela sugere aos banhistas aproveitar a oportunidade para perguntar aos bombeiros sobre as áreas mais seguras e adequadas para o banho, as dicas de segurança adicionais e para tirar dúvidas sobre o serviço e sinalização.

Nos casos de visitas a regiões de entreposto – distantes dos postos ativos – é importante tomar muito cuidado, mesmo aqueles que sabem nadar. “O mar esconde muitos perigos, como lagamares (buracos) e correntes de retorno (puxadas ou repuxos), que podem surpreender e colocar as pessoas em situação de grande perigo”, acrescenta a tenente.

“Atenção redobrada às crianças, idosos e pessoas que necessitam de cuidados especiais: quando estiverem na água, mantenha-os ao alcance de um braço. E, em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, não se deve entrar no mar”, orienta.

Acesse o mapa online aqui: https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1iZHWhtoTSVYPmsZI4kW_dy6IiJ4&ll=-25.742071930287448%2C-48.65828956914061&z=11

 

Fonte: Comunicação do 8º GB

 

Leia também