Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Boletim da dengue confirma 29 casos em Paranaguá e 1 em Guaratuba

O último boletim da dengue, divulgado nesta terça-feira (6) aponta 30 casos confirmados de dengue no Litoral do Paraná: 29 em Paranaguá e 1 em Guaratuba.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde se referem às ocorrências verificadas desde 1º de agosto.

De acordo com o boletim, todos os casos confirmados são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do município. Em cinco dos sete municípios da região não houve confirmações entre as 14 suspeitas notificadas.

A prevenção contra os focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue já criam um quadro menos alarmante que no verão passado, quando Paranaguá teve o maior número de casos e de morte em todo o Paraná.

No entanto, as autoridades sanitárias alertam para as condições climáticas favoráveis na região litorânea e para a importância de redobrar os cuidados para evitar criadouros de Aedes aegypti. De acordo com a Secretaria de Saúde, 38% dos focos do mosquito no Paraná foram encontrados em lixos. O dado foi levantado em 59 municípios do Estado entre os meses de outubro e novembro de 2016.

O levantamento também mostrou que 29% dos criadouros são em depósitos móveis, como vasos e frascos com água, garrafas retornáveis, recipientes de descongelamento na parte de trás das geladeiras, bebedouros, fontes e materiais estocados em depósitos de construção, como canos e sanitários.

Em terceiro lugar estão os depósitos de água localizados ao nível do solo, como toneis, tambores, caixas d’água, depósitos de barro, cisternas e captação de água em poços – 15% dos criadouros localizados no Estado estavam nesses tipos de objetos.

Além desses, foi constada a presença de larvas do mosquito em calhas, ralos, piscinas não tratadas, cacos de vidro em muros, lajes e toldos desnivelados, pneu, entre outros. Algumas flores, como bromélias, e buracos em rocha e árvores também devem ser verificados constantemente.

Não houve nenhum caso de zika e chikungunya no Litoral.

 

Leia também