Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1170 250 busao

Cultura, arte, saúde e mais: o que esperam as crianças e adolescentes de Guaratuba

Promover uma Virada Cultural, ampliar o atendimento odontológico, os programas de aprendizagem para o trabalho e criar um curso de guias de turismo adolescentes.

Projetos tão diferentes como estes fazem parte do Plano Decenal da Criança e do Adolescente de Guaratuba. É um desafio para o prefeito eleito, Roberto Justus, para os próximos prefeitos, para outras instâncias públicas e para toda a sociedade local.

O documento foi concluído nesta semana e contém as propostas do fórum que reuniu, no último dia 24, 133 crianças e adolescentes e 66 adultos.

O Plano abrange o período entre 2017 e 2026. O documento contém 182 páginas, com um apanhado das políticas do setor e um quadro da estrutura voltada a este público.

Algumas outras propostas:

Ampliar as equipes de Saúde da Família e o atendimento de gestantes adolescentes. Aumentar a rede de proteção social

Reduzir a evasão escolar, criar programas no contraturno escolar, equipar a Biblioteca Pública e as bibliotecas nas escolas

Realizar oficinas de teatro, música, dança e artesanato. Implantar um museu e criar o programa “Ser Caiçara” de valorização das tradições locais. Realizar uma Semana Literária.

Ampliar o programa “Jovem Aprendiz”, fiscalizar as empresas em relação às leis de aprendizagem, implantação de cursos profissionalizantes.

Incentivar o esporte com torneios e atividades nos ginásios municipais, construir novos polos esportivos.

Acesse o documento na íntegra aqui (arquivo PDF com 2,9 MB): Plano Decenal para Crianças e Adolescentes de Guaratuba

Fonte: Secretaria Municipal do bem Estar e Promoção Social

Leia também