Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná
Matinhos abril 24 Curtiu a Diferença 1070 200 iluminação

Maconha, guerra e tesouro: histórias de navios no Litoral do Paraná

 

Depois de duas apresentações em Paranaguá, uma delas na Ilha do Mel, e outra em Superagui (Guaraqueçaba) o documentário “Lata, Chumbo e Prata”, volta a Curitiba, dia 22, no Instituto Histórico e Geográfico Paranaense.

A produção, do cineasta paranaense Estevan Silvera, conta em 52 minutos três episódios da navegação ocorridas no litoral do Paraná em três épocas distintas. Os personagens que unem as narrativas são três navios.

Prata: Bolorot, navio corsário de bandeira francesa que afundou na baía de Paranaguá durante uma tempestade, no ano de 1714. Muitos acreditam que os piratas enterraram um tesouro na Ilha da Cotinga antes do naufrágio.

Chumbo: o navio inglês Cormorant, que atuava na repressão ao tráfico de escravos e, em 1850, chegou à baía de Paranaguá sem avisar as autoridades brasileiras e foi recebido a tiros disparados pelo Forte da Ilha do Mel.

Lata: o episódio do Solana Star, navio panamenho que despejou uma imensidão de latas de maconha no mar, em 1987, no chamado “Verão da Lata”. O filme mostra como algumas pessoas do Litoral viveram a história, que tem lances cômicos.

 

Apresentação de “Lata, Chumbo e Prata”
Dia 22 de setembro – 15h
Instituto Histórico e Geográfico do Paraná
Rua José Loureiro, 43, esquina com Dr. Muricy, 43, Centro, Curitiba

 

 

Leia também