Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Litoral do Paraná tem calor acima dos 50 ºC

Temperaturas máximas no Paraná nesta terça-feira (10)

Quem estava em Guaratuba e Antonina nesta terça-feira (10) experimentou sensação de calor acima dos 50 ºC.

Os termômetros nas estações do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) marcaram 39,9 ºC em Guaratuba e 38,1 ºC em Antonina mas a alta umidade do ar, por volta dos 80%, dificulta a transpiração e a consequente eliminação do calor pelo suor: a sensação térmica sobe nas alturas. Em Antonina, segundo o Simepar, foi de 59%.

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, o Litoral foi a região mais quente do Estado neste dia.

Ana Beatriz também explica que, apesar dos temporais de verão verificados na região, “Em nenhuma das estações meteorológicas (do Estado) o volume de chuva até o dia de hoje superou a média climatológica para o mês, exceto a estação de Pato Branco (Sudoeste)”.

“Esses primeiros 10 dias do mês de janeiro se apresentaram chuvosos, com eventos típicos de verão. As chuvas estão ocorrendo no período entre as tardes e as noites, devido ao forte calor e maior disponibilidade de umidades. Mas essas chuvas são muito irregulares, muitas vezes nem atingem todos os bairros de um mesmo município.”

Nesta quarta-feira (11), um sistema de baixa pressão localizado no Paraguai e uma frente fria que se desloca pelo oceano Atlântico, mantêm o tempo instável no Paraná, provocando chuvas com trovoadas e rajadas de vento moderadas a ocasionalmente fortes a partir da tarde, na região litorânea paranaenses.

Leia também