Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Pinguim é resgatado na Praia Mansa de Caiobá

Foto: PMPR

Policiais militares e técnicos do Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR resgataram um pinguim na manhã desta quinta-feira (12), na Praia Mansa de Caiobá, em Matinhos.

A PM foi acionada por pedestres que passavam pela calçada a beira mar e avistaram o animal próximo a algumas pedras. Os militares foram até o local e verificaram a situação, retirando o pinguim ferido do local para evitar que fosse arrastado pela correnteza do mar. Os policiais ampararam a ave marinha até a chegada de um profissional do LEC.

O mamífero estava debilitado e foi levado para o Centro de Reabilitação do LEC, que fica no Centro de Estudos do Mar da UFPR, em Pontal do Paraná.

Gaivota solta

Foto: LEC – PPB-BS/PR

Na manhã de sábado, 31 de dezembro, o médico veterinário Marcillo Altoé fez a soltura de uma gaivota no Balneário de Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. A ave foi tratada durante 20 dias no Centro de Estabilização do PMP-BS/PR, que é o Centro de Reabilitação do LEC.

Segundo Altoé, a gaivota foi encontrada na praia muito fraca e não conseguia ficar em pé. “Após ser examinado e diagnosticado com parasitose, o animal ficou sob tratamento médico e acompanhamento nutricional”, contou o veterinário. Com essa soltura, o projeto soma 46 animais da fauna marinha devolvidos ao seu ambiente natural.

O evento também contou com uma atividade de educação ambiental, com exposição de diversos materiais biológicos, além da distribuição de folders e da presença de integrantes do projeto, que explicaram um pouco da rotina do monitoramento e da pesquisa.

O PMP-BS está presente em Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Ilha do Mel, Ilha das Peças e Ilha do Superagui, com o objetivo de avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos e o contato pode ser feito pelo 0800 642 3341 ou (41) 99854-3710.

Fontes: LEC e PMPR

Leia também