Correio do Litoral
Notícias do Litoral do Paraná

Potreiro recebe prefeito para tratar de apoio e reclamar da estrada

Montagem com fotos enviadas por Giovani Rozario

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, visitará, na tarde deste sábado (14), a localidade rural de Potreiro, no limite com São José dos Pinhais.

Ele vai acompanhado do secretário de Pesca e Agricultura, Estefano Iatskiu, e do diretor de Agricultura, Paulo Pinna. A informação de que a visita aconteceria foi de um membro da própria comunidade, que telefonou ao Correio.

Segundo o Correio apurou, o objetivo da reunião é estreitar relação com a associação dos agricultores e apresentar alguns projetos do Município de apoio às atividade rurais. Um dos projetos é o caminhão do Mel, que finalmente promete deslanchar neste ano. Trata-se de uma estrutura para envase do mel diretamente no produtor.

Estrada – Um dos assuntos fora da pauta, mas que deverá ser provocado pela comunidade, é a situação da estrada local. Leitor enviou fotos e relatos sobre as más condições de trafegabilidade da Estrada do Potreiro, que tem cerca de 20 quilômetros e atende cerca de 40 famílias de agricultores e sitiantes.

O morador da denominada “Colônia Potreiro” Giovani Rozario conta que há mais de 50 anos o trecho “está abandonado”, conforme mostram as fotos.

A reportagem conversou com o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Roberto Hishida, que informou que a Prefeitura já está trabalhando no local. De acordo com Hishida, as chuvas – que são mais intensas na região de serra onde fica o Potreiro – prejudicam muito as estradas e dificultam a manutenção.

Segundo o secretário, uma retroescavadeira e um trator da Prefeitura já estão fazendo a manutenção da via. Hishida disse que a Estrada do Potreiro já recebeu um pouco de cobertura de material fresado – sobra do asfalto removido nas manutenções de rodovias – e vai receber mais um pouco na próxima semana.

A intenção era fazer o serviço nesta semana, mas o material cedido pela concessionária da BR-376, Litoral Sul, foi roubado. Inquérito da Polícia federal foi aberto para investigar o caso.

Serão atendidos“, diz Roberto Justus

No início da noite de sábado, Roberto Justus comentou a visita, no Facebook, e confirmou o pedido da comunidade sobre a estrada:

Que exemplo de cidadania! Hoje, juntamente com o secretário Estefano e o diretor de agricultura Paulo Pina, participei da reunião da associação dos produtores rurais do potreiro – publicou.

Discutimos uma forma de melhorar a manutenção das estradas rurais e o acesso às escolas. Também me exigiram que a ponte pênsil seja refeita. Serão atendidos. Porque é assim, com diálogo, que se faz uma administração participativa. Parabéns e muito obrigado sr. Olívio, Adilson, Vanderlei e todos que estiveram presentes!!

Foto; Facebook de Roberto Justus
Leia também